Projeto Governança Interativa inicia aulas da 10ª turma

10/07/2024 14:13

Curso já beneficiou 402 servidores e servidoras Curso já beneficiou 402 servidores e servidoras - Foto: Divulgação/Diretoria Legislativa da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Diretoria Legislativa, iniciou, nesta terça-feira (02/07), as aulas da 10ª turma do Projeto governança Interativa (PGI). O curso já formou 402 servidoras e servidores em nove turmas concluídas. A capacitação recebeu, em 2023, o prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas (Abel) na categoria “Educação Legislativa”.

O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, expressa satisfação ao iniciar mais uma etapa do PGI. “O Projeto Governança Interativa é um instrumento fundamental para o aperfeiçoamento dos servidores da Alece e é prioritário para mantermos nosso compromisso com a excelência e inovação no serviço público”, destaca.

Segundo o diretor, para enfrentar os desafios contemporâneos com competência, é vital compreender e atuar de forma eficaz nas funções legislativas, representativas, fiscalizatórias, educativas e comunicativas do parlamento. “Com isso, estamos investindo no futuro do parlamento e, consequentemente, no futuro da sociedade cearense”, assevera.

A articuladora da Diretoria Legislativa, Leila Pires, reitera que o foco das aulas da 10ª turma será na análise do parlamento contemporâneo. “Nessa edição, pretendemos aprofundar a compreensão dos desafios e oportunidades que o parlamento brasileiro enfrenta no cenário atual. Com uma sociedade cada vez mais complexa e demandante, o papel do Poder Legislativo se amplia e se diversifica, o que exige novas habilidades e conhecimentos dos seus representantes e colaboradores”, acentua.

Desafios contemporâneos

O curso desenvolverá nos alunos domínio técnico e visão estratégica sobre o Legislativo atual. Com isso, os participantes serão capacitados a compreender melhor os mecanismos de representação e a propor melhorias que tornem o parlamento mais acessível e responsivo às demandas populares. No campo legislativo, a qualificação é voltada para a elaboração de leis que não respondam somente às necessidades imediatas da sociedade, mas também projetem soluções sustentáveis e inovadoras para o futuro do País.

Ainda conforme a Diretoria Legislativa, a fiscalização realizada pelo parlamento é outro ponto central das aulas nesta turma. Com a crescente demanda por transparência e eficiência na gestão pública, o papel de fiscalização torna-se crucial para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e a integridade das instituições. Os participantes aprenderão técnicas avançadas de controle e auditoria, bem como estratégias para fortalecer a transparência e combater a corrupção.

Funções Educativa e Comunicativa

Além dos trabalhos tradicionais do Parlamento, a capacitação dará ênfase para a função educativa, com destaque para a responsabilidade na promoção da cidadania e na educação política da população. Serão exploradas formas de engajar e educar o público sobre o funcionamento do Legislativo e a importância da participação efetiva da população.

A função comunicativa será outro dos pilares do curso. O objetivo é moldar os servidores de forma positiva para que eles sejam capazes de se comunicar de forma eficaz e ética. Serão abordadas técnicas de comunicação estratégica e gestão de crises, o que irá preparar os participantes para lidar com a opinião pública e com os meios de comunicação de forma transparente e assertiva.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece