Alece amplia serviços e inaugura órgãos de direitos humanos e inclusão no Crato

10/07/2024 14:18

Foto notícia

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inaugura, nesta sexta-feira (05/07), às 17 horas, dois serviços focados em direitos humanos e inclusão no município do Crato, na região do Cariri. A ação é fruto de uma parceria entre Alece, Governo do Estado e Prefeitura Municipal do Crato.

O Escritório de Assessoria Jurídica e Direitos Humanos Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa, que completou 24 anos no mês de junho, passa a ter uma sede no Crato, fortalecendo o acompanhamento de comunidades e casos na região.

Também na cidade do Cariri, a Alece participa da inauguração da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Infantil Dr. Francisco Ailton Esmeraldo. O órgão vai replicar a experiência do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece, com atendimento de crianças neurodivergentes, como aquelas com transtorno do espectro autista (TEA) e também de crianças com síndrome de Down, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal do Crato.

A nova unidade no Crato utilizará a metodologia do Ciadi e contará com uma equipe capacitada e supervisionada pelo órgão da Alece, que desde 2021 tem proporcionado um acompanhamento contínuo e multidisciplinar a crianças e adolescentes. As inaugurações fazem parte do esforço de regionalização dos serviços oferecidos pela Alece à população cearense, ampliando o acesso e aproximando o Poder Legislativo estadual dos cidadãos, garantindo que a qualidade dos serviços oferecidos pelos órgãos da Casa chegue a um número maior de pessoas no Estado.

Saiba mais

Com 24 anos de atuação, o Escritório Frei Tito é um órgão permanente de promoção à cidadania da Alece. A partir da assessoria jurídica popular, o EFTA atende comunidades, grupos, coletivos e movimentos em casos de violação de direitos humanos.

Oferecendo orientações jurídicas, assessoria judicial e extrajudicial, articulação interinstitucional, educação popular em direitos humanos e ações de advocacy, o Escritório Frei Tito se consolida como referência na garantia dos direitos fundamentais no Ceará. Em 2023, o EFTA acompanhou mais de 189 casos, beneficiando mais de 34 mil famílias em 41 municípios cearenses.

A Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Infantil Dr. Francisco Ailton Esmeraldo vai replicar a experiência exitosa do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), órgão da Alece com foco na inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down (trissomia do 21).

Criado em 2021, o Ciadi vem oferecendo assistência especializada e multidisciplinar para promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de apoiar suas famílias. O órgão também organiza eventos, formações e intercâmbios com o objetivo de multiplicar iniciativas de inclusão e sensibilizar a sociedade sobre a síndrome de Down, o autismo e a neurodiversidade em geral.

Serviço: Inaugurações no Crato. Data: Sexta-feira (05/07). Hora: 17 horas. Local: Avenida Teodorico Teles, 361 – Centro.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece