Alece cria Programa de Educação Continuada em Sustentabilidade para gestores
Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece. com Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social07/03/2024 14:19 | Atualizado há 8 meses
Compartilhe esta notícia:
Com o objetivo de capacitar gestores públicos, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Comitê de Responsabilidade Social, criou o Programa de Educação Continuada em Sustentabilidade (PECS), iniciativa que consiste em realizar, a partir do dia 11 de março, uma série de cursos visando a promoção de uma administração eficaz, eficiente e responsável. As capacitações serão divididas em quatro disciplinas, de 15 horas/aula cada.
O primeiro curso do Programa terá como tema “Princípios ESG na Gestão Pública”, recebendo a consultora, assessora e mentora profissional nas Agendas ESG (conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), Alciléia Sena de Farias, como facilitadora. Durante as aulas, serão discutidos temas como a importância da transparência e prestação de contas, gestão ambiental eficiente, o papel da inclusão social na formulação de políticas públicas, e as melhores práticas em governança corporativa aplicadas ao setor público.
Além disso, serão analisados estudos de caso e exemplos práticos de organizações governamentais que já implementaram com sucesso os Princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança), proporcionando insights valiosos e inspiração para os participantes. Será também apresentado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua conectividade com os projetos que hoje são idealizados pelo Parlamento cearense.
Cultura organizacional
Líder do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão avalia a realização do Programa como uma oportunidade para que os gestores possam se tornar multiplicadores desse novo modelo de cultura organizacional, como foco na construção de um futuro mais sustentável, equilibrado e inclusivo.
“É fundamental incentivarmos a implantação dos critérios ESG no setor público com o intuito de promover um desenvolvimento mais justo e responsável para as gerações presentes e futuras. A implementação desse modelo também já se mostrou eficiente na promoção da saúde e bem-estar da população, no combate às desigualdades e na garantia de um desenvolvimento econômico sustentável”, analisa.
Saiba mais
O Programa de Educação Continuada em Sustentabilidade (PECS) é uma iniciativa da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, recebendo a parceria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). As inscrições para os cursos serão feitas mediante indicação do Comitê de Responsabilidade Social, visando atingir níveis estratégicos da administração pública.
Serviço: Curso “Princípios ESG na Gestão Pública”. Data: de 11 a 15 de março. Local: Aulas via plataforma Zoom. Inscrições: Gestores mediante indicação do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.
Edição: Salomão de Castro
Veja também