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A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi uma das instituições premiadas na 15ª edição do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio (MPE), considerada a maior e mais importante celebração dedicada ao reconhecimento de programas de estágio no Brasil e que aconteceu na última semana em São Paulo. O Parlamento estadual figura entre as 15 organizações públicas que mais se destacaram em 2024 no que diz respeito à qualidade de programas de estágio.A premiação é feita a partir de uma rigorosa seleção, conduzida por meio de pesquisa com estudantes de todo o País, avaliando órgãos públicos e empresas que mais se dedicam à formação dos futuros profissionais, oferecendo estágios de qualidade e impacto. Em 2023, a Alece já havia conquistado a segunda posição entre os dez melhores programas de estágio do Brasil na 14ª edição do mesmo Prêmio.Para o diretor administrativo e financeiro da Alece, Paulo Neiva, a premiação é motivo de orgulho para o Legislativo cearense. “Fomos escolhidos dentre as cinco instituições públicas com melhor programa de estágio a nível nacional. Nos orgulha por entendermos que o estágio é algo muito importante para esses jovens que estão em cursos universitários e a Alece acolhe esse público com muito carinho”, ressalta.Como funciona o programaO coordenador do programa de estágio da Alece, Wellington Tabosa, comenta que o projeto na Casa funciona por meio de processo de seleção em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), consistindo em provas objetivas e entrevistas, com análises curriculares. “O estagiário recebe todos os benefícios que os demais servidores da Casa têm direito, como o acesso aos serviços de saúde e aos cursos profissionalizantes”, aponta.A estudante de Direito e estagiária do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), na Célula de Aposentadorias e Pensões, da Alece, Beatryz Santos, avalia a experiência no Legislativo estadual como fundamental para o seu desenvolvimento profissional, ao oferecer uma vivência prática no serviço público e um entendimento mais profundo sobre direitos e políticas de gestão de pessoas.Beatryz Santos, estagiária de Direito, lotada no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) - Foto: Máximo MouraPara a estagiária, a parceria com o CIEE tem um papel crucial nesse processo, considerando que abre portas para que estudantes como ela tenham acesso a oportunidades de estágio estruturadas e orientadas. “O apoio do CIEE é essencial para que possamos crescer em um ambiente profissional, conectando teoria e prática de forma eficiente e educativa. A valorização que a Alece oferece aos estagiários faz toda a diferença”, destaca.A estudante complementa que “com uma equipe de orientadores dedicada, a Assembleia não só investe na formação dos jovens, mas os incentiva a desenvolver uma postura ética e comprometida, preparando-os para os desafios futuros”. Segundo ela, o estágio proporcionado pela Alece é uma experiência enriquecedora. “É algo que agrega muito valor à minha formação acadêmica e me capacita para uma atuação mais qualificada no Direito”, pontua. Saiba maisA Alece mantém contrato com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) há 13 anos, proporcionando um programa de estágio que oferece remuneração e auxílio transporte, no valor aproximado de R$ 1.900, para estudantes de nível superior que estejam entre o quarto e o sétimo semestre, com duração de um ano, prorrogável por mais um ano, e jornada de trabalho de quatro horas diárias. Atualmente, são 60 estudantes contemplados pela parceria.O programa abrange os cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Design Gráfico, Direito/Direitos Humanos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, História, Jornalismo, Letras e Psicologia.Os estagiários são lotados em diversas áreas da Casa, como Célula da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis); Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental; Cerimonial; Comissões Permanentes; Comissão Permanente de Licitação; Comitê de Prevenção e Combate à Violência; Controladoria; Coordenadoria de Comunicação Legislativa; Coordenadoria de Comunicação Social; Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins); Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti); Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar; Departamento de Administração; Departamento de Gestão de Pessoas; Departamento de Informação e Documentação; Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS)/Saúde Mental; Departamento Legislativo; Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA); Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp); Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia).Núcleo de Comunicação Interna da Alece / Agência de Notícias
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em sessão ordinária que reuniu parlamentares, autoridades e servidores da Casa. O espaço foi restaurado e passou por modernização, quatro meses após incêndio ocorrido em 20 de junho.A sessão contou com a presença do presidente da Casa e prefeito eleito de Fortaleza, deputado Evandro Leitão (PT), e iniciou com o descerramento de duas placas de inauguração, em agradecimento aos que se dedicaram à reconstrução do plenário. Em seguida, o presidente conduziu visita guiada pelas dependências do local. Já na tribuna, o presidente Evandro Leitão recordou o dia do incêndio e a soma de esforços do Parlamento para que a população cearense não fosse prejudicada. “No dia 20 de junho, estávamos em agenda externa, quando fui tomado de surpresa pela notícia de que o nosso plenário estava em chamas. Não contive o choro naquele momento, preocupado com a segurança de nossos servidores, mas logo tomamos ciência de que o Corpo de Bombeiros conseguira garantir que o prédio fosse evacuado sem vítimas”, disse. Ele revelou ainda detalhes do trabalho feito para que as atividades legislativas não fossem prejudicadas em razão do sinistro. “A partir dali, nos concentramos em garantir a realização de sessões remotas e presenciais no auditório do anexo II, sem interromper nosso trabalho e os demais serviços oferecidos à população. E hoje, com muita emoção, devolvemos esse espaço a todos os cearenses”, declarou.O parlamentar agradeceu o empenho dos profissionais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar pela agilidade no dia do incêndio, garantindo que nenhuma vida fosse perdida, bem como os técnicos e operários que trabalharam com dedicação para a entrega do novo espaço. “O incêndio foi um momento de dor, mas foi a ocasião em que reafirmamos nossa união para a recuperação do coração do Legislativo estadual. Esse prédio é um símbolo vivo do compromisso da Assembleia com a democracia e a participação cidadã, tendo sido testemunha de debates históricos. Seus 47 anos não poderiam ser apagados com o incêndio ocorrido”, salientou.Foto: Pedro AlbuquerqueEvandro Leitão citou as adaptações realizadas no plenário, como o novo sistema de prevenção de incêndio, mais saídas de emergência, entre outras medidas tomadas para garantir a segurança dos servidores. “Hoje contamos com o sistema de prevenção de incêndio mais moderno do Brasil, com um monitoramento com comunicação direta com o Corpo de Bombeiros, garantindo o aviso de qualquer ocorrência em tempo real”, explicou.Por fim, o parlamentar reiterou seu compromisso com o Parlamento até o fim do ano, para depois assumir como prefeito de Fortaleza em 1º de janeiro de 2025. “Eu estarei cumprindo o meu mandato de deputado estadual até o dia 31 de dezembro, concedido pela população cearense e ao qual sou muito grato, pois aqui tive a missão de cuidar do Parlamento, fortalecendo o Legislativo, mas principalmente, aperfeiçoei a minha capacidade de ouvir, entender opiniões diversas e, assim, elaborar ideias plurais. Agradeço a todos os parlamentares, servidores e população por essa oportunidade”, agradeceu.Confira passo a passo da reconstrução do Plenário 13 de Maio.Agência de Notícias da Alece
O processo de avaliação dos municípios que se inscreveram no Selo Alece ESG avançará para uma nova etapa, no dia 11 de novembro, quando terá início a reconsideração de pedidos de avaliação dos dados informados à Comissão de Avaliação, composta por membros de diversos setores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).A iniciativa premiará as cidades que comprovarem ações de gestão pública alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental de governança. De acordo com Amanda Melo, articuladora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, o período de avaliação foi iniciado no dia 9 de setembro e toda a documentação dos indicadores respondidos nos municípios, na etapa de autoavaliação, foram analisados.A partir de então, a Comissão de Avaliação iniciou o trabalho de verificação de todo o material, para concluir quais municípios estão aptos a ter uma certificação prévia e passarem para a próxima fase do processo.Próximas etapas“Embora no calendário essa etapa fosse até o dia 8 de novembro, nós aceleramos o processo, para que os municípios tenham maior período de reconsideração da documentação. Já enviamos as notas dos municípios, quais tiveram êxito nessa etapa e se conseguiram pontuação suficiente para uma certificação prévia”, informa Amanda Melo.Em posse desses documentos emitidos pela Comissão de Avaliação, os municípios vão verificar se têm evidências a mais para serem inseridas, para que suas notas possam aumentar. O período de reconsideração formal vai do dia 11 até o dia 18 de novembro. Os resultados serão encaminhados para os e-mails que os representantes informaram no ato de inscrição no Selo Alece ESG.“Finalizada a etapa de reconsideração, a Comissão de Avaliação vai novamente a campo para avaliar se houve alguma diferença nas pontuações acumuladas. Essa nova avaliação vai até o dia 6 de dezembro. Pedimos que os municípios fiquem sempre de olho nos e-mails, pois enviaremos a decisão final, entre o dia 9 e o dia 13 de dezembro”, alerta a articuladora. Segundo ela, a previsão é de que o evento para a certificação dos municípios que obtiveram êxito em todas as etapas do processo ocorra ainda em dezembro deste ano.Saiba maisA iniciativa, lançada em junho deste ano, por meio da Resolução n.º 766/24, é realizada por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, com parceria do Governo do Estado e apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O Selo Alece ESG busca estimular o desenvolvimento sustentável das cidades, visando a implantação de um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável, democrático e participativo no âmbito estadual.O “Selo Alece ESG na Gestão Pública” será concedido bienalmente. O selo terá três níveis: Ouro, Prata e Bronze, contemplando indicadores fundamentados nos três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).Núcleo de Comunicação Interna da Alece