Programa Alcance lança cartilha e retoma serviços presenciais

Por Paulo Veras, com assessoria do Alcance Enem
08/03/2024 11:13

Evaldo Lima, coordenador pedagógico do Alcance Evaldo Lima, coordenador pedagógico do Alcance - Foto: Paulo Veras/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança, neste sábado (09/03), por meio do Programa Alcance, a cartilha "Desenvolvimento socioemocional e aprendizagem". O evento ocorre durante o aulão do Alcance Enem, às 8 da manhã, no auditório João Frederico Ferreira Gomes, no sexto andar do Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes) e será transmitido ao vivo na TV Assembleia, e no YouTube e Facebook do Alcance Enem.

A publicação é uma parceria do Alcance Enem com a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social e com a Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece. O lançamento contará com a presença da deputada estadual Jô Farias (PT), coordenadora-geral do Programa, e da primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão.

A cartilha faz parte das atividades do Alcance Socioemocional, iniciativa do Alcance Enem lançada em 2020, que tem como foco a atenção à saúde mental dos estudantes a partir de uma combinação de escuta ativa e ferramentas práticas.

Equilíbrio socioemocional

O coordenador pedagógico do Alcance, professor Evaldo Lima, disse que o lançamento da cartilha demonstra a preocupação efetiva do Alcance com o equilíbrio socioemocional dos estudantes. “Eles são muito susceptíveis a crises de ansiedade, angústia e preocupações inerentes a esta fase da juventude e do desafio ao acesso à universidade”, pontua.

Evaldo Lima reforça que o Alcance é um programa socioeducacional. “Temos uma preocupação social, de equilíbrio, de superação das dificuldades inerentes às condições impostas aos nossos alunos”, destaca.

Aulas presenciais do Alcance foram retomadas no dia 2 de março - Foto: José Leomar

O coordenador aponta que com o Alcance, os estudantes têm um conteúdo programático de qualidade, mas também um acompanhamento socioemocional fundamental para o crescimento e desenvolvimento. “Muitas vezes é exatamente isso que eles estão à procura. Uma conversa, um abraço, uma palavra de conforto, amizade, equilíbrio, de mostrar possibilidades pra vida que não se resumem ao acesso à universidade”, acentua.

Para o professor Evaldo, essa perspectiva holística, totalizadora das relações sociais, familiares, dos afetos, das preocupações e das possibilidades de felicidade é indispensável para a formação cidadã. “Esse o projeto do Alcance, com orientação da primeira-dama Cristiane Leitão, da deputada Jô Farias e do nosso parlamento como instituição assegura uma convivência democrática, plural e uma preparação plena sócio-emocional das nossas juventudes”, assevera.

Alcance Socioemocional

Durante o lançamento da cartilha também será anunciada a retomada de atividades presenciais do Alcance Socioemocional. Elas ocorrerão a partir do dia 16 de março e incluem plantões psicológicos com profissionais das áreas da pedagogia, Psicopedagogia e psicologia aos sábados para os estudantes e grupos socioemocionais.

Como participar do Plantão

O estudante será orientado a dirigir-se à sala de atendimento por ordem de chegada.

Como participar do grupo Socioemocional

Inscrições: será divulgado um link para preenchimento no dia 9 de março. Quantidade de vagas: 20. Serão realizados quatro encontros psicopedagógicos, aos sábados, após o aulão, das 12h15min às 13h15min.

Serviço: Para mais informações sobre o Programa Alcance entre em contato pelo telefone (85) 3277-2590, WhatsApp (85) 98125-7919, ou pelo E-mail alcance@al.ce.gov.br.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho