Memorial da Alece aplica pesquisa de satisfação junto a visitantes

Por Lindalva Montezuma
11/03/2024 06:15

Compartilhe esta notícia:

Alunos da Escola Amazonas durante visita guiada pelo Malce, no dia 6 de março Alunos da Escola Amazonas durante visita guiada pelo Malce, no dia 6 de março - Foto: Paulo Rocha

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) iniciou, em fevereiro, a aplicação de pesquisa de avaliação e satisfação junto aos seus visitantes que realizam visitas guiadas ao parlamento cearense.

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, explica que a pesquisa foi fruto do mapeamento do projeto de visitas mediadas junto com a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), liderada por Heline Joyce Monteiro. "Concluímos nas discussões que seria valioso conhecer a opinião desses nossos visitantes", acentua.

Segundo Paulo Roberto, quando os visitantes participam das visitas mediadas, são beneficiários de um serviço proporcionado pela Alece, que é o de conhecer as atividades do Poder Legislativo. “A visita de um segmento da sociedade ao nosso espaço se constitui em um serviço que precisa ser avaliado”, defende.

O questionário

Paulo Roberto revela que o formulário foi intensamente discutido internamente em reuniões com a Codins, além de ter sido aplicado, em teste, no final de 2023. “Daí iniciamos a aplicação em fevereiro. Nesse período contabilizamos 441 visitantes, dos quais 116 responderam a pesquisa, o que significa 23,6%, índice expressivo e bem satisfatório para este formato de consulta”, pontua.

Conforme o coordenador, está sendo finalizada a tabulação qualitativa da pesquisa. “Temos os números, que consideramos positivos, e estamos tabulando a parte qualitativa do questionário, onde as respostas dadas são analisadas, tabuladas e catalogadas”, explana.

Para ele, um dado importante já observado, é que cerca de 90% daqueles que responderam indicaram que irão propagar o serviço, sugerindo que outras pessoas visitem o equipamento. Outro ponto é a forma pela qual o visitante soube do serviço. De acordo com ele, a maioria (98%) disse ter sido informada sobre o assunto nas próprias escolas. Por outro lado, Paulo Roberto cita que as redes sociais também foram citadas, o que aponta para maior divulgação do serviço por meio desta mídia.

Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce - Foto: Bia Medeiros

O questionário é aplicado por meio de um Qr-Code. Ao acessá-lo, os visitantes respondem a perguntas sobre a satisfação em relação à visita mediada, sendo possível, inclusive, emitir comentários. O Qr-Code é entregue por meio de um card e também fica disponível nas salas da exposição permanente.

Mudanças e novas ações

Paulo Roberto pontua que o planejamento prevê aguardar o final do primeiro semestre para que se tenha um número maior de questionários respondidos. “Preferimos aguardar para ter uma base de respostas que possibilite uma análise mais fidedigna e, a partir daí, projetar o que pode ser feito em cima das sugestões e críticas”, pondera.

O coordenador reitera que o grande objetivo do Memorial Deputado Pontes Neto é contribuir para a divulgação da história política cearense, auxiliando na formação da cidadania plena da sociedade cearense. “Tudo que possa ser feito para proporcionar ao visitante uma experiência melhor nós iremos trabalhar para efetivar”, garante.

Exposições

As exposições em cartaz no Memorial Pontes Neto estão abertas à visitação para grupos de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce funciona na avenida Desembargador Moreira, 2807, no Edifício Sede da Alece (térreo), no bairro Dionísio Torres. A entrada se dá pelo portão da rua Barbosa de Freitas.

Mais informações pelos telefones (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613, ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br .

Edição: Salomão de Castro

Veja também