Alcance lança cursos profissionalizantes na modalidade on-line

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria do Alcance Enem
11/03/2024 11:13

Cursos são on-line, gratuitos, com certificação e abertos ao público em geral Cursos são on-line, gratuitos, com certificação e abertos ao público em geral - Arte: Publicidade/Alece

O Programa Alcance, ação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), lançou, no dia 7 de março, cursos profissionalizantes na modalidade on-line. O acesso pode ser realizado na plataforma Alcance Virtual (alcancevirtual.al.ce.gov.br). Os cursos são on-line, gratuitos, com certificação e abertos ao público em geral.

"Ao longo de 2023, conseguimos expandir o Alcance Profissionalizante, com um aumento significativo de jovens e adultos capacitados para o mercado de trabalho. Agora, vamos dar o pontapé inicial em 2024 e esperamos que os estudantes aproveitem essa oportunidade. Esse ano ainda teremos muitas novidades para todos os segmentos do Programa Alcance", afirma a deputada estadual Jô Farias (PT), coordenadora-geral do Programa Alcance.

O objetivo dos cursos é proporcionar formação profissional de qualidade para o desenvolvimento pessoal de jovens e adultos, com foco em uma capacitação que prepare os participantes para ingressar no mundo do trabalho.

"Os cursos profissionalizantes são oportunidades para os jovens adquirirem uma vantagem competitiva, agregando um diferencial curricular e aumentando suas chances de empregabilidade e sucesso profissional. Além disso, essas formações oferecem uma abordagem prática e voltada para o mercado, preparando os jovens para enfrentar os desafios do mundo profissional de maneira mais eficaz", reforça o coordenador da ação profissionalizante, Ítalo Beethoven.

Sobre as inscrições

Para se inscrever nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa, basta que o interessado acesse a plataforma Alcance Virtual (Programa Alcance), clique em Alcance Trabalho – Profissionalizante e escolha o curso de seu interesse.

Caso seja o primeiro acesso na plataforma, o estudante será levado a preencher um cadastro para criar uma conta. Os cursos são autoinstrucionais. Portanto, ao finalizar todos os módulos e atividades, o certificado de conclusão do curso pode ser baixado na plataforma pelo participante.

Cursos ofertados

No momento, o Programa Alcance está disponibilizando cinco cursos profissionalizantes, todos com carga horária de 20 horas/aula.

As opções de cursos para os estudantes são as seguintes: Assistente Administrativo, Cidadania e Cuidados com a Saúde, Empreendedorismo – Primeiros Passos, Marketing Digital no Empreendedorismo e Preparação para o Mundo do Trabalho.

A ação já obteve com mais de 3.600 participantes, sendo 2.000 inscritos apenas no primeiro semestre de 2023.

Mais informações estão disponíveis na plataforma Alcance Virtual (https://alcancevirtual.al.ce.gov.br/) ou Zap Alcance (85) 98125.7919