Curso Governança Interativa chega à nona turma

Por Julyana Brasileiro
21/03/2024 08:33

Curso tem 69 servidores Curso tem 69 servidores - Foto: Julyana Brasileiro/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Diretoria Legislativa, realizou, nesta quarta-feira (20/03), a aula inaugural da nona turma do Curso Governança Interativa, beneficiando 69 servidores. O treinamento é uma parceria da Diretoria Legislativa (DL) com a Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

O objetivo principal é capacitar os servidores em governança, com ênfase em gestão estratégica e estrutura organizacional da Assembleia Legislativa, tendo como referência a Resolução nº 698/2019 e suas alterações.

Na aula de abertura, o diretor legislativo Fabrício Machado agradeceu a participação de todos e enfatizou que o curso, ao apresentar a estrutura da Alece, vai proporcionar aos servidores um melhor desempenho e entrega para a sociedade.

''A prioridade da gestão do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PT), é fazer da Alece um parlamento aberto dialogando com a sociedade e para isso precisamos que os servidores conheçam a Alece, que tem papel muito além de legislar e fiscalizar, e possui um viés diferenciado, com atendimento na área da saúde, cidadania, empreendedorismo, sustentabilidade e cultura de paz”, afirmou.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Elenice Ferreira Lima, afirmou que o curso é fundamental para atualizar os servidores sobre a atual estrutura da Casa. ''É com imenso prazer que o DGP é parceira da Diretoria Legislativa nesse projeto premiado tão bem estruturado. A Assembleia mudou sua estrutura em 2019, a cada dia vem se desenvolvendo e é fundamental que vocês, servidores, possam estar atualizados. Esse curso melhora o conhecimento e traz engrandecimento para a vida profissional e pessoal'', destacou.

Apresentação da Alece

Fabrício Machado contextualizou a Alece diante dos participantes do curso, apresentando a formação da Mesa Diretora composta por 46 deputados e deputadas, bem como as principais entregas e ações da Assembleia Legislativa.

Na área da gestão, citou o programa Alece 2030 (relativo ao planejamento estratégico da Casa), a criação da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), instalação do Comitê de Gestão Estratégica (Coge) e a Certificação ISSO 9001:2015 da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) e a criação do Comitê de Responsabilidade Social.

Ao enfatizar a perspectiva de parlamento aberto, o diretor legislativo citou que a Assembleia Legislativa tem ações concretas para alcançar essa meta da atual Mesa Diretora: Alece Intinerante, o novo sistema de Ouvidoria Parlamentar, o lançamento da Plataforma Assembleia + Transparente, a ação “Vem Pra Alece”, dentre outras ações.

Leila Pires, da Diretoria Legislativa, ministra o primeiro módulo - Foto: Julyana Brasileiro/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Fabrício Machado também apresentou ações consideradas inovadoras em sua explanação. ''Sempre inovando, a Alece possui várias iniciativas recentes, como a criação do Sistema de Deliberação Remota, a implantação do Sistema de Gestão Processo Administrativo (Prodocs), o novo site da Alece e o Diário Oficial do Poder Legislativo'', elencou.

Diretoria Legislativa

O titular da Diretoria Legislativa apresentou a estrutura organizacional da DL, constituída pelo Departamento Legislativo e pelo Departamento de Documentação e Informação (DDI), bem como os seus principais projetos e entregas, dentre eles o projeto Governança Interativa, o projeto Consultorias Municipais (que visa estimular o aperfeiçoamento técnico da assessoria prestada nas Câmaras Legislativas nos municípios do Ceará), Simplifica Legis  e a conquista do prêmio Abel 2023 (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), na Categoria “Educação Legislativa”, com o projeto Governança  Interativa.

As aulas do curso serão   realizadas até o dia 15 de maio, às segundas e quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas, totalizando carga horária de 80 horas/aula. No primeiro módulo, ''Gestão Estratégica e Estrutura Organizacional da Assembleia'' a articuladora da Diretoria Legislativa, Leila Pires, vai socializar a Agenda Estratégica da Casa, destacando os Projetos Estratégicos que compõem o Alece 2030, bem como apresentar o organograma do Poder Legislativo, pontuando suas atribuições, objetivos e o diálogo intersetorial entre os órgãos da Casa.

O segundo módulo, ministrado por Beatriz Mendonça, propõe uma discussão acerca das práticas institucionais junto ao Parlamento Aberto. Ao final do curso, os servidores receberão certificação pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).