Servidora da Alece integra diretoria da Associação Brasileira de Ouvidores
Por ALECE02/04/2024 09:24
Compartilhe esta notícia:
A diretoria da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) – secção Ceará tomou posse no dia 26 de março, em cerimônia virtual. A coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Isabel Chaves, integra a direção do colegiado, que exercerá o mandato para o biênio 2024-2025.
Isabel Chaves ressaltou a importância do Poder Legislativo estar representado na diretoria da Associação. “Essa representação é fundamental tendo em vista que um dos objetivos da Ouvidoria Parlamentar da Alece é incentivar o exercício da cidadania, na medida em que funciona como uma potente ferramenta de interação entre a sociedade e o parlamento cearense, sempre objetivando a transparência e a melhoria contínua do serviço público prestado”, acentuou.
Conforme destacou, parte da equipe da Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa é formada e certificada pela ABO Nacional.
Alece sedia reunião da Rede Cearense de Ouvidorias Públicas
No dia 27 de março, a Alece sediou a primeira reunião ordinária de 2024 da Rede Cearense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir/CE), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. Durante o encontro, também foi celebrado o Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março. De acordo com a coordenadora da Rede Ouvir/CE e ouvidora geral da Ordem de Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE), Wanha Rocha, a rede “integra as ouvidorias públicas e ouvidorias afins do estado do Ceará para tratar de temas para o aprimoramento das ouvidorias”. Ela ressaltou a importância das ouvidorias para o exercício da cidadania.
Wanha Rocha ainda explicou que os encontros presenciais são realizados de forma descentralizada. “O nosso objetivo em realizar essa reunião aqui na Alece é exatamente prestigiar a Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa pelo trabalho excepcional que vem desenvolvendo”, disse.
Reunião foi realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Marcos Moura
A coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Alece, Isabel Chaves, afirmou que o órgão é “uma ferramenta de interação entre a sociedade e o Parlamento cearense”. Além disso, a Ouvidoria Parlamentar realiza a transparência passiva - por meio do recebimento de pedidos de informações, de reclamações e de denúncias - e também um trabalho educativo com os públicos interno e externo. “Nós prezamos pela melhoria contínua do serviço público e nada melhor do que uma ouvidoria para poder dar esse feedback, seja para os servidores, seja para os deputados”, acrescentou.
Estiveram presentes na reunião a equipe da Ouvidoria Parlamentar da Alece; o ouvidor da Secretaria de Proteção Social do Ceará e presidente da Associação Brasileira de Ouvidores - seccional Ceará (Aboce), Paulo Henrique Araújo Lima; a coordenadora da Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Larisse Maria Ferreira Moreira; o ouvidor da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Heriberto Silveira; a auditora de controle interno da CGE, Natália Cecília de França; o assessor de Controle Interno e Ouvidoria da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel Clauber Barbosa Melo; a Ouvidora da Camed Saúde, Maria Luiza de Sousa Barbosa; a ouvidora da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE/CE), Joyce Ramos; a ouvidora Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Ana Célia Cristina Belchior; e a coordenadora da Escola de Gestão da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Helderiza Queiroz.
Saiba mais
A ABO Ceará foi fundada em 1996 e teve como primeira presidente a jornalista Adísia Sá. A jornalista tem em seu currículo a experiência de ombudsman (ouvidora) do jornal O Povo. A Associação em por objetivo fortalecer a instituição Ouvidoria, inclusive com eventos e capacitações e como espaço de reflexão sobre o trabalho do ouvidor/ombudsman, contribuindo assim para o aprimoramento das ouvidorias e uma compreensão melhor de seu papel na sociedade.
A diretoria da ABO/CE reúne-se mensalmente e, trimestralmente, realiza reuniões itinerantes. São oportunidades para o ouvidor do órgão e/ou entidade recepcionar os colegas e apresentar o trabalho desenvolvido por sua Ouvidoria.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também