Controladoria aplica questionário relacionado ao IA-CM

Por Julyana Brasileiro
24/04/2024 09:07

Compartilhe esta notícia:

Sílvia Correia, controladora da Alece, orienta sobre como deve ser preenchido o questionário Sílvia Correia, controladora da Alece, orienta sobre como deve ser preenchido o questionário - Foto: José Leomar

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) segue com o objetivo de atingir o nível 2 do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva. A controladora da Casa, Sílvia Helena Correia, afirma que para  atingir esse objetivo, é necessário que sejam atendidos vários requisitos, incluindo a construção do plano tático. Para isto, servidores da Alece devem responder a um questionário sobre a atuação  do órgão.

Para participar, é necessário acessar o link https://tinyurl.com/3m2yjjdv .

Sílvia Helena Correia explica que o IA-CMé um projeto estratégico do Alece 2030 e visa garantir a aderência do modelo de auditoria interna do Poder Legislativo aos padrões internacionais de auditoria.

Conforme destaca, para atingir esse objetivo, é necessário atender a vários requisitos, incluindo a construção do plano tático e os servidores da  Alece podem  ajudar nesse processo ao responder o questionário. ''Vamos construir o nosso plano tático para o período 2025/2028. Para isso, estamos fazendo uma pesquisa perguntando aos servidores e gestores sobre a percepção que eles têm da Controladoria. As atividades começam no dia 13 de maio. Por isso, pedimos que os órgãos antecipem suas repostas", afirma.

Pesquisa 

Sílvia Helena Correia informa que a  pesquisa vai subsidiar principalmente a construção da  matriz Swot (que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), para que a Controladoria possa definir qual o direcionamento do órgão para os próximos quatro anos, em conformidade com os indicadores-chave do modelo de capacidade de auditoria interna.

''Nosso apelo é no sentido de que órgãos, servidores e gestores nos deem essa devolutiva, que vai ser trabalhada pela Codins (Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional) e Controladoria para a elaboração do plano tático, para que a gente consiga, além de atender o requisito do IA-CM, ter um direcionamento claro e definido do modelo estratégico de atuação da Controladoria'', acentua.

Saiba mais

A titular da Controladoria ressalta que  a Alece  é o único Poder Legislativo estadual que está trabalhando a implantação  do IA-CM. Conforme observa, menos de dez  Controladorias possuem certificação nível 2 do IA-CM no País  e apenas um órgão de Controle Interno em nível 3, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). ''Será um diferencial atingir esse nível que vai nos deixar num ranking positivo. Seremos em  breve a primeira  Assembleia do Brasil  a ser certificada no modelo  IA-CM", assevera.

Edição: Salomão de Castro

Veja também