Projeto Consultorias Municipais inicia aulas da 13ª turma

Por Paulo Veras
03/05/2024 09:48

Vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), participou da aula inaugural como convidado Vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), participou da aula inaugural como convidado - Foto: Divulgação Diretoria Legislativa

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de sua Diretoria Legislativa (DL), deu início, na terça-feira (30/04), as aulas da 13ª turma do Projeto Consultorias Municipais (PCM). A turma teve a inscrição de 100 alunos, incluindo assessores e vereadores de 37 municípios cearenses. A aula inaugural contou com a presença do vice-presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), deputado Renato Roseno (Psol).

O Presidente da Alece, Evandro Leitão (PT), disse que o PCM contribui significativamente para a transparência e para a melhoria da produção legislativa das câmaras municipais. “Graças aos seus resultados expressivos do Projeto Consultorias Municipais, a qualificação em assessoramento legislativo tem sido eficaz para promover o aperfeiçoamento dos vereadores cearenses e dos servidores das câmaras municipais”, atestou o presidente.

Fabrício Machado, diretor da DL, afirmou que o projeto é uma iniciativa relevante para a interiorização das ações da Alece. “Por meio desse projeto, buscamos fortalecer o relacionamento entre o poder legislativo estadual e os legislativos municipais, promovendo uma legislação mais eficiente e transparente”, acentuou.

A 13ª turma do PCM é formado por representantes dos municípios de Acarape, Aracoiaba, Assaré, Cruz, Farias Brito, Fortaleza, Fortim, Granja, Ibicuitinga, Independência, Irauçuba, Itaitinga, Itapajé, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Missão Velha, Morada Nova, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Pindoretama, Quixadá, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, São João do Jaguaribe, Sobral, Tejuçuoca, Tianguá e Uruburetama. Dentre os inscritos, 10 são parlamentares dos seguintes municípios: Pindoretama, Farias Brito, Itapajé, Assaré, Granja, Morrinhos, Aracoiaba, Sobral e Itatira

Para Fabrício Machado, os resultados alcançados até o momento são extremamente positivos. "Continuaremos investindo nessa iniciativa para fortalecer ainda mais a democracia e a representatividade em nosso estado", concluiu.

Números gerais PCM

Até hoje o Projeto Consultorias Municipais já ofertou 13 turmas, com 1261 inscritos, entre parlamentares e assessores. Já são 160 municípios atendidos, sendo 147 cearenses e 13 de outros estados brasileiros.

Veja no vídeo a seguir mensagem do presidente da Alece, Evandro Leitão, para os alunos da 13ª turma.

Edição: Paulo Veras