Reunião do Coge faz monitoramento de projetos estratégicos do Alece 2030
Por Julyana Brasileiro06/05/2024 17:04 | Atualizado há 6 meses
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Coge) realizou, nesta segunda-feira (06/05), sua 36ª reunião ordinária, de forma remota, pela plataforma Zoom. Além dos informes dos órgãos gestores da casa, o encontro foi uma oportunidade para realizar o monitoramento e acompanhamento de projetos estratégicos do programa Alece 2030.
Conforme a titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce Monteiro, um dos destaques foi o andamento do Sistema de Virtualização do Processo Administrativo (ProDocs) que permitirá a tramitação e gestão de documentos em meio exclusivamente virtual, contemplando todos os processos administrativos da Casa.
''O ProDocs, projeto da Diretoria Legislativa, sob responsabilidade do Comitê Técnico Setorial Legislativo, tem avançado. Neste mês, será realizada a primeira reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos para aprovação do Plano de Classificação Documental e da Tabela de Temporalidade'', aponta.
Heline Joyce acrescenta que o Departamento de Documentação e Informação (DDI) está elaborando o ato normativo que vai regulamentar a utilização exclusiva do sistema ProDocs para que a Assembleia Legislativa utilize o sistema em conformidade com as regras desse ato.
Reunião foi realizada de forma remota - Foto: Divulgação/Codins
Prolegis
Outro projeto sob responsabilidade da Diretoria Legislativa, a Plataforma de Virtualização do Processo Legislativo (Prolegis) também foi abordado na reunião. ''Foram desenhados e apresentados todos os fluxos da tramitação do processo legislativo dentro do Prolegis aos assessores parlamentares, servidores das comissões permanentes e Procuradoria", acentua.
Comitê Técnico Setorial Administrativo e Financeiro
Sob responsabilidade do Comitê Técnico Setorial Administrativo e Financeiro , outro projeto em andamento é o de modernização do sistema de gestão orçamentária e financeira. ''Foi apresentado o fluxo dos processos da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP), com prévia das telas de solicitação, autorização e detalhamento das despesas Já foram aprovados alguns fluxos e o sistema tem previsão para o de início de desenvolvimento em maio", adianta.
Outro projeto do colegiado é o de gestão por competências, sob a responsabilidade do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP). ''Será realizado um benchmarking junto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para que possamos trazer boas práticas para a Alece'', adianta.
Também foram destacadas a implantação do Selo Alece ESG na Gestão Pública nos Municípios, a adequação da Alece à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Normatização dos Processos Administrativos Sujeitos à Deliberação da Mesa Diretora da Casa.
Saiba mais
O Coge tem a finalidade de implantar modelo de governança para a sistematização de práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão da Alece.
O colegiado é formado por titulares dos seguintes órgãos: Diretoria-Geral, Controladoria, Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa e Financeira, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Chefia de Gabinete da Presidência, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Comitê de Responsabilidade Social, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e Ouvidoria Parlamentar.
Edição: Salomão de Castro
Veja também