Iniciado curso de Elaboração e Acompanhamento do Planejamento Tático da Controladoria
Por Julyana Brasileiro15/05/2024 04:33
Compartilhe esta notícia:
Servidores da Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará iniciaram, nesta terça-feira (14/05), o curso de Elaboração e Acompanhamento do Planejamento Tático da Controladoria. A atividade, ministrada pela titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece, Heline Joyce Monteiro, objetiva facilitar o desenvolvimento de seu planejamento tático à luz do direcionamento estratégico do programa Alece 2030 e do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).
Conforme destacou Heline Joyce, a elaboração do planejamento tático é uma das etapas necessárias para a Controladoria avançar o nível do IA-CM.'' Vamos realizar uma oficina de dez dias com a equipe de 27 servidores da Controladoria que estão no processo de se adequar ao IA-CM. A controladoria tem como uma de suas macrofunções auditar e o IA-CM define vários requisitos e regras para que os órgãos de controle executem essa atividade de auditoria dentro de um padrão internacional'', afirmou.
O curso terá como produto final a entrega do planejamento tático da Controladoria para os próximos quatro anos. A controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, ressaltou que o processo de capacitação na modalidade de oficina é um momento rico, que vai possibilitar a aplicação da metodologia na prática.
''Somos a única Assembleia Legislativa do Brasil que está implantando o IA-CM. Contamos com o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno do Banco Mundial, sem nenhum custo para a Casa. A metodologia garante que estaremos aderentes a normas internacionais de auditoria interna, às práticas profissionais de auditoria interna e isso é um dos condicionantes para recebermos o certificado do nível 2”, destacou Sílvia Correia.
Abertura
A abertura do curso foi um momento de alinhamento, em que foram apresentados todos os normativos que regem a controladoria da Alece. Anteriormente, a Codins aplicou um questionário o diagnóstico que vai subsidiar principalmente a construção da matriz Swot (que identifica forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), para que a Controladoria possa definir qual o direcionamento do órgão para os próximos quatro anos, em conformidade com os indicadores-chave do IA-CM.
Aulas são realizadas às terças e quintas-feiras - Foto: Máximo Moura
''Obtivemos 188 respostas de gestores e servidores da Casa, revelando como eles veem a Controladoria, Nosso objetivo é levá-los a construir da melhor forma possível esse plano tático voltado para área da auditoria'', revelou a coordenadora da Codins, Heline Joyce.
O projeto de implantação do IA-CM integra os projetos prioritários do Alece 2030, tendo avançado em algumas qualificações e definições internas. ''Estamos atualmente no plano tático. O treinamento vai jogar luz também para auxiliar na construção de outros dois produtos: o estatuto, referencial técnico da auditoria interna da Alece, e os manuais de consultoria e avaliação, duas áreas em que a Controladoria atua'', afirmou a titular da Codins.
Saiba mais
O curso de Elaboração e Acompanhamento do Planejamento Tático da Controladoria prossegue às terças e quintas-feiras, até o dia 13 de junho, no 1º andar, sala C, do Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). Além da titular da Codins, Heline Joyce, as aulas também são ministradas pelos servidores Amanda Freitas e Leonardo Lima. Após a capacitação, o próximo passo será a construção do plano de ação.
Edição: Salomão de Castro
Veja também