Projeto “Procon Alece de Portas abertas“ recebe segunda turma de estudantes

Por Júlio Sonsol
19/06/2024 13:37

Compartilhe esta notícia:

Atividade contou com 20 estudantes de Direito Atividade contou com 20 estudantes de Direito - Foto: José Leomar

O Projeto “Procon Alece de Portas abertas“ recebeu, nesta quarta-feira (19/06), alunos do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, em sua segunda edição. A iniciativa, desenvolvida pelo Procon Alece, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os setores e as atividades do órgão de defesa do consumidor. A atividade se desenvolveu como visita guiada ao Procon Alece, que fica no anexo II da Casa (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, ressalta  a importância da iniciativa. “Receber alunos de Direito é muito importante, pois eles já vão se familiarizando sobre como funciona as atividades e podem se interessar pelas causas consumeristas. Em tudo que for para orientação e informação que conscientize os consumidores sobre seus direitos, o Procon está de portas abertas”, informa.

Conforme a assessora técnica do Procon Alece, Telma Valéria Pimentel, o projeto propicia que estudantes de Direito conheçam e possam vivenciar o funcionamento do órgão. "Aqui é apresentado como funciona, quais serviços são prestados para o consumidor, quais os seus direitos e como eles devem proceder.  Então, os alunos na universidade recebem a parte teórica e aqui eles podem vivenciar, participar das audiências, e ficar aqui no balcão do consumidor para as aberturas de reclamações que eles podem se dedicar", acentua.

Telma Valéria Pimentel, assessora técnica do órgão, deu orientações aos estudantes - Foto: José Leomar

Telma Valéria Pimentel ressalta também  que todos os conciliadores atuantes no Procon Alece são advogados ou acadêmicos. "Nosso atendimento, no balcão, também é realizado por estudantes de Direito e advogados", afirma a assessora técnica.

Repercussão entre os participantes

A professora Gabrielly Alves, da disciplina Práticas Jurídicas, do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, veio ao Procon Alece acompanhada de 20 alunos. Ela considerou a visita importante para a absorção do conhecimento teórico.  "O  Procon é um dos nossos braços que facilitam e colaboram pra que as resoluções de conflitos. Assim, a conciliação pode ser de forma facilitada e mais rápida do que o costume do judiciário em si com ação judicial", disse.

A visitação, segundo afirmou, se revestiu em um treinamento para que os alunos possam aplicar no núcleo de atendimento do Centro Universitário. "Assim, eles poderão saber exatamente como atuar, a exemplo dos colaboradores que aqui atuam. Os conhecimentos adquiridos serão utilizados nos atendimentos da população", avisou.

O estudante Eduardo Alves de Lima disse considerar a visita à Alece importante para o futuro exercício profissional do Direito. "Quero levar muitas experiências, quero aprender aqui o máximo que conseguir, pra poder gerir melhor minha futura profissão, pra poder entender melhor como é que funciona o ramo legislativo e também entender melhor a área onde estou me inserindo", afirmou.

Parte dos estudantes durante a visita ao Procon Alece - Foto: José Leomar

Saiba mais

Os alunos do Centro Estácio formaram a segunda turma a participar do “Procon Alece de Portas abertas“. Em maio passado, cerca de 40 estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor) participaram da iniciativa, que propicia imersão no ambiente do órgão, presidido pelo deputado Fernando Hugo (PSD), permitindo visão abrangente e prática do trabalho realizado na defesa dos direitos dos consumidores.

Quem tiver interesse em participar e conhecer melhor o projeto deverá procurar o órgão pelos telefones (85) 3277-3800 / (85) 3277-3801 ou pelo email proconalece@al.ce.gov.br .

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Veja também