Comitê de Responsabilidade Social entrega apoios ergonômicos para servidores da Alece

Por Júlio Sonsol
07/08/2024 14:45

Compartilhe esta notícia:

Seis conjuntos de apoios de pés ergonômicos foram entregues inicialmente Seis conjuntos de apoios de pés ergonômicos foram entregues inicialmente - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, vinculada ao  Comitê de Responsabilidade Social da Alece, realizou, nesta quarta-feira (07/08) a entrega de apoios de pés ergonômicos e sustentáveis para servidores da Controladoria. Nesta primeira fase, foram entregues seis conjuntos, todos confeccionados com material reciclável, em parceria com a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. O equipamento visa proporcionar maior conforto e evitar problemas de circulação e coluna dos usuários.

A entrega foi realizada após as blitz do Programa de Ergonomia da Alece (Proergo), que desde março realiza visita em todos os setores da Casa. Os apoios de pés, de acordo com a fisioterapeuta e ergonomista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Rosilene Aragão, são fundamentais para garantir uma postura correta durante o trabalho, prevenindo problemas de saúde como dores nas costas e nas pernas. Ao todo, sete servidores da Controladoria identificados na blitz  foram beneficiados.

"Quando fizemos as blitz ergonômicas, a gente identificou que alguns servidores não conseguem apoiar os pés no chão. Isso prejudica tanto a parte da circulação das pernas como a coluna de quem está ali durante um período de mais de quatro horas trabalhando no computador. O que a gente faz para diminuir esses problemas é um acessório ergonômico de apoio de pés", disse a fisioterapeuta.

Iniciativa busca assegurar postura adequada no ambiente de trabalho - Foto: Bia Medeiros

Ela revelou que o acessório ergonômico foi confeccionado com material reciclado aproveitado da própria Casa, que ia ser descartado. "Esse apoio de pés ele vai melhorar tanto a parte de postura como a parte a parte circulatória da perna", disse, salientando que a distribuição está começando aqui pela Controladoria e a meta todos os servidores da Alece. 

Demanda dos setores

Segundo ela, há três setores com mais demanda. Além da Controladoria, com sete servidores que precisam do apoio de pés, foram identificados o setor de Engenharia e a Coordenadoria de  Tecnologia de Informação (Coti), que irão receber os apoios de pés, nesta primeira fase. "Os apoios estão sendo confeccionados de acordo com a demanda do material do material reciclado. A gente depende do pessoal da marcenaria, da Célula de Sustentabilidade, para ter esse material confeccionado e repassar pros funcionários", disse.

A articuladora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Tamires Guimarães, considerou a ato de entrega como um momento de felicidade, por estar beneficiando os servidores da Casa. "A custo zero, estamos utilizando um material que ia ser descartado. O apoio para os pés foi desenvolvido junto com os marceneiros da casa, buscando dar um maior conforto e a longo prazo. Este instrumento ergonômico vai evitar que  alguns problemas de saúde sejam desenvolvidos", afirmou.

Ação deve contemplar outros setores posteriormente - Foto: Bia Medeiros

Tamires salientou que quando o pé fica suspenso, durante o trabalho, fica dificultado o retorno venoso da circulação. "Junto com a Célula Sustentabilidade, desenvolvemos esse acessório. Esperamos que todos façam bom uso, durante o dia a dia de trabalho", destacou. A iniciativa busca, futuramente, ampliar a distribuição desses apoios para todos os setores da Assembleia Legislativa, assegurando que todos os servidores possam desfrutar de um ambiente de trabalho mais funcional e prático.

Silvana Leite, servidora da Controladoria, beneficiada com o apoio de pés entregue nesta quarta-feira, disse ser muito importante para a saúde dela o novo equipamento. "Eu realmente tenho problema de circulação, com muito inchaço nas pernas e nos pés. Após a blitz liderada por Rosilene Aragão, foi realizado um trabalho muito importante para adequar o meu ambiente de trabalho e melhorar a minha qualidade de vida e de saúde", disse, agradecendo o apoio de pés recebido. 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Veja também