Unipace capacita gestores de 35 municípios em Educação Legislativa
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece13/08/2024 15:21
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), deu início, nesta terça-feira (13/08), às aulas do Curso de Formação em Educação Legislativa, tendo como tema “O papel da Escola do Parlamento na consolidação da democracia e cidadania”. Trata-se da segunda turma capacitada, formada por diretores, gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos de escolas legislativas de 35 municípios cearenses.
O curso vai contar com encontros presenciais, realizados no prédio do anexo II da Alece, em Fortaleza, bem como atividades de educação a distância (EaD), totalizando a carga horária de 120 horas. Ao final da capacitação, os participantes vão receber certificados emitidos pela Unipace.
Segundo a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, o objetivo geral do curso é contribuir para a formação das escolas legislativas cearenses, preparando-as para a oferta da educação legislativa e fortalecimento da democracia parlamentar.
De acordo com Lídia, a Unipace já alcançou 124 municípios com o projeto e atualmente todos eles contam com escolas legislativas próprias. “A nossa ideia era sensibilizar e conscientizar os presidentes de câmaras municipais cearenses sobre a importância de abrir escolas legislativas voltadas para a formação continuada dos atores públicos municipais e sobre como isso impactaria positivamente nas comunidades locais”, enfatizou.
Lídia Lourinho complementou que o curso apresentado agora para mais uma turma de capacitação vai permitir que os participantes saibam como funciona uma escola legislativa, como se capta a demanda de formação continuada, entre outros aspectos.
Sobre o conteúdo
Facilitadora do encontro, a coordenadora de Qualificação dos Servidores da Unipace, Norma David, destacou que a aula inaugural do curso aborda o início do processo de educação legislativa, apresentando o seu contexto. “Vamos falar sobre o início de tudo, como se iniciou essa história de educação legislativa, pois ela não surgiu do nada. Há todo um contexto que engloba a nova gestão pública, a melhoria do funcionalismo público e, nessa seara, os parlamentos entram com suas participações”, apontou Norma David.
Ela assinalou que a intenção é fazer com que os participantes do curso possam multiplicar os ensinamentos sobre educação legislativa nas escolas dos seus municípios.
Para o presidente da Câmara Municipal de Itaitinga, vereador Edísio Novais, ter oportunidades de ampliar o conhecimento nunca é demais. “Estamos nessa vida pública para trabalhar com a vertente do conhecimento, agregando valor, repassando e compartilhando informações para os servidores públicos e para a sociedade em geral”, pontuou, finalizando que projetos como esse fazem com que mais pessoas participem da política e dos processos democráticos.
Serviço: Datas das aulas: 13/08, 10/09, 08/10, 05/11 e 10/12. Local de realização das aulas: Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) - Rua Barbosa de Freitas, 2.674 - 1º andar - Bairro Dionísio Torres - Fortaleza/CE, anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Edifício Dep. José Euclides Ferreira Gomes).
Edição: Salomão de Castro
Veja também