Alece participa do Seminário Ceará Azul para um Oceano Saudável e Produtivo

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social da Alece
21/08/2024 16:06

Compartilhe esta notícia:

Yuri Passos, coordenador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece Yuri Passos, coordenador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece - Foto: José Sobrinho/Fiec

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participou, nesta terça-feira (20/08), do seminário "Ceará Azul para um Oceano Saudável e Produtivo", realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O evento, promovido pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, reuniu especialistas, representantes do poder público, empresários e ambientalistas para discutir estratégias de combate à poluição marinha e explorar oportunidades para o fortalecimento da economia sustentável do mar no Ceará.

O engenheiro ambiental Yuri Passos, coordenador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, vinculado ao Comitê de Responsabilidade Social da Casa, apresentou as principais iniciativas de sustentabilidade e boas práticas promovidas pela Assembleia Legislativa durante painel no evento.

Entre os projetos destacados, o "Assembleia Azul" foi um dos principais pontos abordados. Em fase de desenvolvimento, a iniciativa visa promover a cultura oceânica e a preservação dos mares, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade global.

Além disso, foi apresentado o Selo Alece ESG na Gestão Pública, que incentiva e reforça as práticas ambientais, sociais e de governança nos municípios cearenses e tem parceria do Governo do Estado e apoio da Aprece, assim como o projeto "Renda Gera Renda", que tem capacitado rendeiras e fomentado a economia das cidades litorâneas em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), apoio do Programa Nacional Mulheres Mil do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria da Proteção Social (SPS) e do Grupo Mulheres do Brasil (GMB).

Ações conjuntas

O seminário, realizado pela primeira vez no Ceará após edições no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, também foi palco da assinatura de um termo de interesse. O documento, assinado pela diretora geral da Assembleia Legislativa, Sávia Magalhães, formaliza o compromisso das partes envolvidas em promover e implementar ações conjuntas para a preservação e o desenvolvimento sustentável do mar.

Sávia Magalhães, diretora geral da Alece, assina termo de interesse - Foto: José Sobrinho/Fiec

A participação da Alece no seminário reflete o empenho da instituição em contribuir para o fortalecimento desse setor e para a preservação dos recursos naturais marinhos, essenciais para o futuro sustentável dos oceanos.

Saiba mais

A Rede Oceano Limpo é uma iniciativa destinada a reduzir a poluição marinha causada pelo lixo. Liderada pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, a rede reúne diversos parceiros com o objetivo de fortalecer as instituições na abordagem da questão do lixo no mar ao longo da costa brasileira. A iniciativa promove a articulação entre diferentes setores da sociedade para produzir e compartilhar informações e ações sobre o lixo marinho.

Participantes da atividade, realizada na Fiec - Foto: José Sobrinho/Fiec

No Ceará, a Rede Oceano Limpo trabalha em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) e a Alece para construir uma estratégia de enfrentamento ao lixo no mar no Estado.

Edição: Salomão de Castro

Veja também