Alece TV conquista 2º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024

Por ALECE
24/09/2024 15:12

Compartilhe esta notícia:

Integrantes da equipe que produziu a reportagem compareceram à cerimônia de premiação Integrantes da equipe que produziu a reportagem compareceram à cerimônia de premiação - Foto: Alece TV

A reportagem “Cabras e Carneiros - A moeda que movimenta Tauá”, produzida pela Alece TV, emissora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), foi premiada, na noite desta terça-feira (17/09), na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), conquistando o 2º lugar na categoria jornalismo em vídeo. A cerimônia aconteceu no Náutico Atlético Cearense. Ao todo, 87 trabalhos concorreram em cinco categorias.

O júri técnico, responsável por julgar todos os inscritos, foi formado pelo assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, Carlos Viana Freire Júnior, pelo presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

A reportagem

“Cabras e Carneiros - A moeda que movimenta Tauá” mostra ao público de onde vem a tradição da criação de cabras e carneiros no município do interior cearense. Segundo a jornalista Janaína Gouveia, apresentadora e entrevistadora da reportagem, por meio do trabalho as pessoas irão conhecer e entender porque a carne de carneiro de Tauá é diferenciada. “Eles tem uma forma de criação dos animais, que também são vinculados com a vegetação nativa”, explicou.

Produção

Além de Janaína, uma equipe de mais oito pessoas participou da produção da reportagem. O trabalho contou com produção de Ana Célia Oliveira, imagens de Marcelo Alves, Salomão Costa e Nilson Filho, drone de Daniel Cardoso, edição de Vinícius Augusto e motorista Fábio Virgílio, todos coordenados pela jornalista Ângela Gurgel, do Núcleo de Documentação da Alece TV. A equipe recebeu certificado e premiação em dinheiro.

Na categoria jornalismo em vídeo o trabalho vencedor foi “Artesanato: tradição de muitas mãos”, da TV Verdes Mares. Em terceiro lugar ficou a reportagem “Oportunidades digitais: Empreender e Incluir”, da TV Jangadeiro.

O Prêmio

Neste ano o PSJ contou com 87 trabalhos inscritos nas cinco categorias disponíveis: texto, áudio, vídeo, fotojornalismo e jornalismo universitário. Segundo a organização, houve um aumento de 61% em relação ao ano passado.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, falou da importância social do PSJ. Para ele, os jornalistas são importantes aliados do Sebrae na missão de mostrar à sociedade como os pequenos negócios desempenham um papel relevante na geração de emprego e renda e no desenvolvimento dos municípios e comunidades onde estão instalados. “Os pequenos negócios são o motor da economia real, a que impacta diretamente na vida cotidiana das pessoas”, ressaltou.

Veja a matéria premiada da Alece TV no link https://tinyurl.com/3tk4wce7 

Para ver os premiados de todas as categorias acesse o link https://tinyurl.com/mr27h3ex

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Veja também