Órgãos da Alece conquistam renovação da certificação ISO 9001

Por ALECE
11/03/2025 15:32

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Servidores que fazem parte dos órgãos que conquistaram a certificação. - Foto: Érika Fonseca Servidores que fazem parte dos órgãos que conquistaram a certificação. - Foto: Érika Fonseca

O Procon Alece e a Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), célula vinculada à Diretoria Legislativa, conquistaram a recertificação ISO 9001:2015 que atesta as boas práticas no Sistema de Gestão de Qualidade dos órgãos.

A ISO 9001 é uma norma internacional que define os requisitos para a implementação e padronização de produtos e serviços e é considerada um selo de qualidade que demonstra o comprometimento com a excelência e a melhoria contínua. 

Os órgãos da Alece tiveram a certificação atualizada após auditoria externa realizada pela Empresa ONC Certificação. 

A chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, destacou que o órgão possui a certificação ISO 9001 desde 2021, sendo o primeiro Procon de Assembleias Legislativas do Brasil a obter a certificação internacional.

“Esse resultado é mais uma demonstração de que estamos empenhados na melhoria contínua dos serviços que prestamos à sociedade e também um estímulo para que sigamos trabalhando em prol do consumidor cearense”, avaliou. 

Segundo ela, o desafio é manter o padrão de qualidade na gestão com foco na melhoria do atendimento ao cidadão e a busca é para oferecer, cada vez mais, serviços especializados  para que consumidor sinta mais satisfação com os serviços do órgão focado na defesa dos direitos dos consumidores. 

Procon Alece oferece atendimento de qualidade para o público. Foto: Paulo Rocha.

Josaína Menezes, responsável por coordenar o Sistema de Gestão da Qualidade do Procon, frisou a importância da manutenção da certificação internacional, pois é a validação de que o Procon Alece oferta um serviço de qualidade . 

“Quando o consumidor procura nosso órgão ele tem a certeza de que está tudo organizado e conectado para prestar um melhor serviço. Realizamos monitoramento de indicadores de desempenho, treinamentos, temos dados e informações para ajudar na tomada de decisões. Não é fácil conseguir a certificação e mantê-la muito menos”, comentou. 

Compromisso e qualidade

A certificação, mais uma vez, da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), vinculada à Diretoria Legislativa, reforça o trabalho realizado cotidianamente de forma integrada com os demais órgãos.  

O Diretor Legislativo da Alece, Carlos Martins, destaca que a CTLegis possui a certificação desde 2011, sendo o primeiro órgão da Casa a ter o selo de qualidade e que, a cada ano, busca aprimorar seus serviços.

"Esse selo de qualidade demonstra a eficiência e eficácia do trabalho desenvolvido pelos servidores  da Consultoria Técnica Legislativa, como também a obediência de boas práticas que são realizadas durante o dia a dia de trabalho como, por exemplo, a economia de papel. Para nós é uma satisfação conseguirmos a manutenção desse importante reconhecimento'', comentou. 

Auditoria externa para certificação ISO 9001 foi realizada em fevereiro - Foto: Érika Fonseca

Para a orientadora da CTLegis, Erliene Vale, manter a certificação ISO 9001 é um motivo de honra e alegria e comprova que os serviços solicitados pelos parlamentares e entregues pela Consultoria atendem aos rigorosos requisitos de qualidade, aceitos internacionalmente pelas grandes corporações mundiais.  

“Nosso trabalho é desenvolvido com a sensibilidade e a seriedade que se espera de um contexto plural, que envolve muito compromisso, fundamentação técnico-legal, senso de responsabilidade e o olhar voltado para os interesses da coletividade que o Legislativo representa”, ressalta. 

Segundo ela, ao longo dos 14 anos desde a primeira certificação da Alece, o setor tem “desenvolvido as atividades com o grande propósito de servir mais e melhor, com foco na melhoria contínua, na satisfação dos nossos clientes diretos, que são os deputados estaduais e os gestores da Casa e, de forma indireta, buscando atender à sociedade destinatária das políticas públicas que são elaboradas pelos consultores da Casa".   

A servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece, Heline Joyce Monteiro, frisa que a certificação da CTLegis comprova que a área presta um serviço de qualidade aos seus clientes, parlamentares e gestores de órgãos da Alece, por meio da oferta de serviços que incluem consultoria técnica simplificada, estudo técnico, minuta de proposição legislativa, nota técnica, pesquisa e produção técnica literária.

Ela acrescenta que, dentre os  requisitos exigidos pela Norma ISO 9001:2015, estão a definição de procedimentos, gestão de riscos, avaliação de fornecedores, avaliação da satisfação de clientes e melhoria contínua dos processos.

"A Célula de Gestão da Qualidade, vinculada à Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, é que faz toda a parte de gestão do Sistema de Gestão da Qualidade da CTLegis no que diz respeito à condução de reuniões de análise crítica a cada seis meses, aplicação da pesquisa de satisfação junto aos clientes da CTLegis, análise de indicadores, além de contribuir na identificação de melhorias nos processos, bem como, na parceria junto à área quando da realização de auditorias internas e externas'', detalha Heline. 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

 

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