Agente Ecoa inicia aulas da terceira turma para multiplicação de práticas sustentáveis
Por ALECE03/06/2025 10:35 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

Servidores da Assembleia Legislativa iniciaram, nesta quarta-feira (21/05), as aulas da terceira turma do Agente Ecoa, promovida pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece.
A capacitação, que une teoria e prática e foi ministrada pela engenheira ambiental da célula, Jéssica Tavares, busca possibilitar a adoção de medidas sustentáveis nos setores e contribuir com a redução dos impactos ambientais.
No primeiro módulo, Jéssica apresentou o conceito de desenvolvimento sustentável e reforçou que a Alece atua alinhada para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A aula inaugural foi presencial, as demais serão no formato virtual. Foto: Pedro Albuquerque
“O nosso objetivo é intensificar as ações em educação ambiental para que eles atuem como agentes multiplicadores de práticas sustentáveis em seus locais de trabalho. No total, o curso terá quatro módulos que vão linkar com os projetos e ações que a Célula faz aqui na Alece para promover uma cultura sustentável.”
Participação dos servidores
O curso Agente Ecoa conta com a participação de servidores de diversos setores da Casa. Para Anastácia Jucá, servidora da Célula de Odontologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), o curso é fundamental porque trabalhar na área da saúde exige uma atenção constante ao descarte correto dos resíduos, muitos deles tóxicos.
“Esse curso vai nos ajudar a entender melhor como podemos tornar nosso trabalho mais sustentável, mesmo em uma área tão delicada como a nossa. Estou com ótimas expectativas e espero levar esse aprendizado para toda a equipe, buscando formas mais seguras e conscientes de cuidar tanto das pessoas quanto do meio ambiente”, comentou.
Foto: Pedro Albuquerque
Para Anastácia, além de incentivar a adoção de medidas mais sustentáveis no DSAS, o curso permitirá que ela leve o aprendizado também para o consultório particular e para os demais colegas que atuam na área.
Edwiges Pinheiro Ximenes, servidora do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), é uma pessoa engajada com a causa da sustentabilidade e enxerga no Agente Ecoa uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos.
Foto: Pedro Albuquerque
“Já procuro adotar atitudes sustentáveis no meu dia a dia, como apagar as luzes ao sair dos ambientes e separar o lixo corretamente. Participar do curso Agente Ecoa é uma oportunidade de ampliar esse olhar e aprender novas práticas que possam ser aplicadas no meu setor”, apontou.
Segundo ela, a expectativa é poder incentivar os colegas a também adotarem essas atitudes e, juntos, contribuírem para um ambiente de trabalho mais consciente e comprometido com o meio ambiente.
Agente Ecoa
O curso Agente Ecoa é vinculado ao projeto Ecoa - Educação Continuada e Orientada Ambiental. As aulas são realizadas no formato virtual com temas ligados a sustentabilidade, incluindo gestão dos recursos hídricos, eficiência energética, gestão de resíduos e construções sustentáveis.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Alece participa de Seminário de gestores municipais e apresenta projetos da Casa
Autor: ALECE