Acordos de cooperação da Alece qualificam para o mercado de trabalho
Por ALECE11/05/2023 10:55
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e em parceria com o Senac e com o Senai, continua investindo na qualificação de seus servidores. As ações acontecem na véspera da comemoração do Dia do Trabalhador, que transcorre nesta segunda-feira (01/05).
Dentre os acordos firmados com os parceiros estão o do curso de Assistente Administrativo (parceria com o Senac), finalizado no dia 24 de abril, e do curso de Assistente de Recursos Humanos, realizado em conjunto com o Senai e que teve início no dia 25 de abril.
A primeira dama da Alece, Cristiane Leitão, idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, enfatiza que a realização dos cursos atesta a preocupação do Parlamento cearense com a construção de ações voltadas para o âmbito social e que estimulam a qualificação dos servidores.
Segundo Cristiane Leitão, atualmente, a Casa Legislativa cearense não atua somente em seus fins primários, de legislar e fiscalizar. "Nosso papel alcança ações de impacto social para mudar a vida das pessoas e a qualificação profissional ocupa um papel fundamental neste objetivo", assegura.
Os cursos são destinados aos servidores e colaboradores terceirizados do Poder Legislativo, estando abertas também para o público em geral. A orientadora da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Luana Brasileiro, afirma que a capacitação é apenas o começo e que outros passos virão.
De acordo com ela, o Comitê fomenta a qualificação profissional, mas também dá o direcionamento para quem quer empreender. "Inclusive temos parcerias para ofertar linhas de microcrédito", assevera.
Parceria com o Senac
No curso de Assistente Administrativo, finalizado em 24 de abril no Senac Centro, 15 estudantes apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs). A turma criou uma empresa fictícia de cupcakes, a Empório Delícias. O grupo integrou o Programa Senac de Gratuidade, em parceria com a Alece.
Com 160 horas de aulas, a formação abordou sobre a qualificação de atendimentos, comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação, noções das principais funções organizacionais, gestão de pessoas, logística, finanças, marketing e vendas, forma e importância da atuação do setor na organização, dentre outros assuntos pertinentes.
A costureira Maria Helena Duarte, que concluiu o curso, pretende organizar a venda da sua produção. Para ela as aulas ajudaram a desenvolver novas competências, alem de estimular o empreendedorismo. “Saímos daqui com aprendizados que vamos levar para o resto da vida”, afirma.
Parceria com o Senai
Nesta quarta-feira (25/04), na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), foi iniciado o curso de Assistente de Recursos Humanos com turma de 25 alunos. O curso conta com o desenvolvimento de atividades essenciais para o dia-a-dia do setor.
O objetivo é capacitar os profissionais para executar rotinas de processos administrativos de uma empresa e realizar atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.
Para Gardênia Aguiar, agente de projetos da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, o curso oferece novas perspectivas para que as pessoas alcancem novas oportunidades no mercado de trabalho. “O objetivo é viabilizar oportunidade às pessoas que são assistidas pela nossa Célula, como também aos terceirizados da Casa. É muito importante até porque sabemos que com mais qualificação elas conseguem mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirma.
Cléber Lima, docente do Senai na área de gestão e desenvolvedor do treinamento para assistente de Recursos Humanos, explica como será o funcionamento da turma. “O curso tem uma carga horária de 160 horas, a modalidade é a qualificação profissional e está dividida em três atividades curriculares”, alega.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também