Alece 2030 adota metodologia de monitoramento e avaliação de direcionamento estratégico
Por ALECE13/12/2022 14:16 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O programa Alece 2030 avança para nova etapa com a implantação da metodologia de monitoramento e avaliação do direcionamento estratégico da Assembleia Legislativa do Ceará. Conforme adianta a titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Alece (Codins), Heline Joyce, uma Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) está programada para o dia 19 de dezembro, com a participação do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), da Fundação Dom Cabral (FDC), dos membros do Comitê de Gestão Estratégica (Coge) e dos Comitês Técnicos Setoriais para apresentação dos resultados do biênio 2021/2022 e validação da metodologia.
A ideia é que essa metodologia seja aplicada durante o decorrer de dez anos para que todos os órgãos monitorem os resultados dos projetos, indicadores e metas, bem como os planos de ação para o alcance da visão institucional. “A metodologia foi trazida pela Fundação Dom Cabral, mas adaptamos para a nossa realidade'', ressalta.
Heline Joyce acrescenta que a portaria da Diretoria Geral de n °580/2022, publicada no Diário Oficial em 4 de agosto, instituiu os Comitês Técnicos Setoriais que objetivam otimizar a implantação da metodologia de monitoramento e avaliação do direcionamento estratégico da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Alece 2030.
Na portaria, foram instituídos cinco comitês técnicos setoriais: Comitê Técnico Setorial Legislativo, Comitê Técnico Setorial Administrativo e Financeiro, Comitê Técnico Setorial de Responsabilidade Social, Comitê Técnico Setorial de Promoção à Cidadania e Comitê Técnico Setorial de Pesquisa, Educação e Memória.
Metodologia
Acerca da metodologia de monitoramento e avaliação, a titular da Codins explica que é realizada por etapas.
Conforme detalha, a metodologia compreende Avaliação Gerencial Mensal (AGM) com os gerentes de projetos e os gestores dos órgãos, bem como reunião de Avaliação Técnica Setorial (RATS) trimestral sobre indicadores e metas em nível tático e operacional, com a participação de gerentes de projetos e coordenadores de comitês.
A última etapa prevê Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) trimestral também para avaliar indicadores e metas estratégicos com a participação da Codins, Coge e coordenadores de Comitês.
Além dos três níveis acima citados, a cada semestre ou anualmente, os resultados estratégicos são apresentados ao público interno e externo, de modo a dar transparência das ações do Poder Legislativo para a sociedade.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também