Alece 2030 divulga resultado de questionário aplicado aos públicos interno e externo

Por ALECE
01/07/2021 13:56 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

O Programa Alece 2030, que propõe a construção do Modelo de Gestão Estratégica da Assembleia Legislativa do Ceará para o período 2021-2030, avança em nova etapa. O  hotsite disponibilizado no  site da Assembleia (https://alece2030.al.ce.gov.br/) para coleta de dados e sugestões recebeu 433 respostas a um questionário aplicado recentemente, sendo 74,8% de servidores e 25,2% da sociedade em geral. O resultado é fruto de um resumo elaborado pela Fundação Dom Cabral, com destaque para alguns pontos.

A coordenadora de  Desenvolvimento Institucional da Assembleia, Heline Joyce, destaca que o questionário foi elaborado de forma a se fazer um diagnóstico do sentimento dos públicos interno e externo em relação ao Poder Legislativo.

Para isso, foram disponibilizados quatro blocos de perguntas em relação aos principais eixos de atuação da Assembleia: atividade legislativa, atividade de fiscalização e ações de atendimento ao cidadão, além de questões relativas à comunicação, gestão e governança. ''Obtivemos 433 respostas, sendo a maior parte de servidores da Casa, havendo também uma  quantidade significativa do público externo. Houve uma mobilização entre os próprios servidores  para  que pudéssemos captar esse sentimento. A participação deles  está sendo muito importante. Percebemos que as pessoas  estão motivadas em prol de um objetivo comum'', ressalta.

Dentre os pontos destacados, está o grau de satisfação  do público em relação a prestação de serviços  à sociedade ofertados pelo Escritório Frei Tito, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Procon Assembleia e serviços de saúde. A governança da Assembleia, segundo 72,3% dos internautas,  melhorou nos últimos dez anos.

Eixos

Heline Joyce destaca que outra questão bem conceituada foi em relação à qualidade das leis e fiscalização, apontada  pelo público com um índice de 65% de melhora. O resultado mostrou ainda que 48% avaliaram como boa a qualidade das leis produzidas pela Alece no que se refere aos anseios da sociedade cearense, enquanto 41,6% atribuíram como boa a atuação do Poder Legislativo quanto à fiscalização na aplicação das leis e dos resultados das políticas públicas.

Acerca dos índices relacionados à comunicação da Assembleia, Heline ressalta que 81,1% dos participantes apontaram melhoria na comunicação  tanto interna como externa nos últimos dez anos. ''A comunicação da Casa cresceu bastante nos últimos anos, disponibilizando vários meios para acompanharmos o  que acontece na Assembleia. Todo o suporte  em relação a divulgação e mobilização dos servidores acerca do Alece 2030 foi fundamental para  atingirmos nosso objetivo. Agradecemos pelo apoio da Coordenadoria de Comunicação Social, sob coordenação do jornalista Daniel  Sampaio", destaca.

Conforme os dados divulgados pela Fundação Dom Cabral, o Portal do Servidor (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/) ficou com 63% dos votos dentre os meios de comunicação que as pessoas apontaram como utilizados para se informar sobre as atividades realizadas pela Alece. Em seguida, o site da Assembleia (www.al.ce.gov.br) obteve 60,7%, seguido pelas redes sociais da Casa (50,8%), TV Assembleia (45%), Rádio FM Assembleia 96,7 (30,7%) e Agência de Notícias (30,5%). Neste item, os internautas puderam escolher mais de uma opção ao votar.

Prioridades da gestão

A coordenadora de  Desenvolvimento Institucional da Assembleia  ressalta  que a sociedade espera nos próximos dez anos um parlamento voltado para a população, com transparência, eficiência, maior participação da sociedade e que atenda aos reais anseios da população.

Os itens, conforme aponta, vão ao encontro das prioridades do  presidente da  Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT). ''A gestão do presidente Evandro Leitão dá ênfase à questão da humanização  e sensibilidade  para identificar  o que a comunidade do entorno necessita. Ele entende que a função principal da Assembleia é fiscalizar e legislar, mas preocupa-se também  com o lado social  para melhorar a qualidade de  vida das pessoas. É uma gestão promissora'', aponta.

Próximas etapas

Outra etapa para construção do Modelo de Gestão Estratégica do Poder Legislativo são as entrevistas realizadas pela Fundação Dom Cabral  a fim de captar as expectativas de diversos atores quanto ao papel e atuação do Poder Legislativo. Já foram entrevistados até o momento, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, o ex-prefeito de Fortaleza e ex-presidente da Alece, Roberto Cláudio (PDT), o deputado estadual Renato Roseno (Psol) e Paulo André Holanda, diretor regional do Senai Ceará.

Também integram as atividades do programa Alece  2030 a realização de oficinas e workshops conduzidas pela Fundação para os  servidores  até o final de setembro. ''Acredito que teremos um excelente resultado não apenas de um livro que fique bonito no papel, mas de projetos e atividades que possamos realmente executar e melhorar a Assembleia Legislativa e o seu entorno'', prevê.

Confira em anexo, abaixo desta matéria, o resultado do questionário aplicado pelo Programa Alece 2030 junto aos públicos interno e externo.

JB/SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também