Alece faz contatos com prefeituras para projeto "Renda gera renda"

27/11/2023 14:00

Reunião com a primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros e equipe Reunião com a primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros e equipe - Foto: Divulgação/Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece

Uma representação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará visitou municípios do Litoral Oeste para acertar ajustes do projeto “Renda gera Renda”, a ser promovido pela Alece em parceria com  Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A secretária executiva do Conselho, Luíza Martins, e a técnica Renata Ladeia, da Célula de Empreendedorismo de Impacto Social da Alece percorreram, de 20 a 24 de novembro, municípios que participarão da primeira etapa. Serão contemplados, inicialmente, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Itapipoca, Amontada e Itarema, com as parcerias acordadas entre a Assembleia, as prefeituras e a Uece, para a oferta dos cursos.

Próximas etapas

Foram tratadas as regras de seleção das alunas participantes, todas mulheres, como também o coordenador local do treinamento e as instalações que abrigarão as artesãs. Conforme o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, trata-se de um curso de 160 horas, que tem por objetivo a capacitação das rendeiras que já atuam, como conhecimento de precificação e divulgação das peças produzidas, além da formação de novas rendeiras.

Reunião com Ariana Aquino, prefeita de Paraipaba e equipe - Foto: Divulgação/Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece

O treinamento já está com a grade pronta, após sugestões das rendeiras mais experientes, com apoio de técnicos do Poder Legislativo. A partir das disciplinas, a Uece escolherá os professores. O projeto terá início em março de 2024.

Nas visitas, Luíza e Renata se reuniram com a secretária de Assistência Social de Paracuru, Scarlet Mendes; com a equipe de Paraipaba, formada pela prefeita Ariana Aquino, a secretária de Assistência Social, Gabriela Façanha e a secretária de Governo, Rosiane Pessoa; fizeram uma reunião virtual com Salete Souto, do Olê Rendeiras do Trairi, que estava em uma comunidade distante da sede do município; e uma reunião presencial com a primeira-dama de Itapipoca, Liziany Medeiros e sua equipe. O passo seguinte será visitar municípios do Litoral Leste cearense.

Assessoria de Imprensa do Consellho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece