Alece finaliza atividades do Agente ECOA em 2023

Por ALECE
25/10/2023 17:13

Compartilhe esta notícia:

Participantes do projeto durante a atividade Participantes do projeto durante a atividade - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e sua Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, finalizou, nesta quarta-feira (25/10), o Agente ECOA (Educação Continuada e Orientada Ambiental). O encerramento aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas e premiou cinco servidores concludentes com certificado de 20 horas, que também poderá ser usado como progressão funcional.

O Agente ECOA proporcionou que um servidor de cada setor da Alece se transformasse em educador ambiental, promovendo a construção e reconstrução do conhecimento sobre a educação ambiental e ações de sustentabilidade já praticadas pela Casa pelo período de três meses.

“Foi um projeto muito importante pois os Agentes ECOA vão propagar o trabalho ambiental como multiplicadores. Precisamos dessas pessoas para a construção de medidas sustentáveis não somente aqui dentro da Assembleia, como também em suas vidas fora do trabalho. Formamos cinco agentes, neste primeiro momento nós escolhemos pessoas que atuam dentro de setores de consumo da Casa, e o que nós pedimos para eles é que se atentem quanto a preservação dos recursos naturais”, explica Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental.

Projeto prosseguirá em 2024

A orientadora da Célula confirma também que o projeto vai continuar para o próximo ano, atraindo novos servidores. “O Agente ECOA vai continuar. Fizemos todo processo com os servidores, depois ficamos monitorando, por meio de relatórios e com certeza vamos reformular alguns itens que a gente acha que pode melhorar, para que a iniciativa atraia novos servidores para o próximo ano”, acentua.

Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental (à direita) fez um balanço do projeto - Foto: Bia Medeiros

Os participantes se tornaram multiplicadores da sustentabilidade em seus respectivos departamentos, atuando na elaboração de relatórios com os pontos abordados na educação ambiental do setor, volume de resíduo reciclável gerado e enviado à Sala de Reciclagem da Alece, adesão aos programas de coleta de pilha e bateria, esponjas, lacres de latinhas; bem como adesão à práticas sustentáveis como impressão frente e verso, uso de canecas e copos não descartáveis e o desligamento de computadores e ar condicionado ao sair do ambiente.

Luana Ponte, servidora da Alece e concludente do Agente ECOA, avalia como bastante positiva a experiência de concluir a capacitação. “É gratificante, como servidora, participar da agenda ambiental dentro da Assembleia Legislativa. Nosso trabalho como agente é acompanhar dentro dos nossos setores o uso dos recursos naturais, assim como promover as campanhas de sustentabilidade dentro da Casa. Nós, como agentes ambientais, nos tornamos multiplicadores dessa causa em prol do Planeta”, acentua.

 

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Veja também