Alece inaugura Sala de Saúde da Mulher
Por ALECE24/10/2023 17:26 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, inaugurou, nesta terça-feira (24/10), a Sala de Saúde da Mulher. A primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, e o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, participaram da solenidade. O espaço, fruto de iniciativa da primeira-dama da Alece, é destinado ao acolhimento e atendimento de servidoras da Alece e mulheres da comunidade do entorno, com foco principal nas questões que envolvem o planejamento reprodutivo e o climatério.
Cristiane Leitão destacou que a ideia surgiu nos encontros que são realizados entre profissionais do DSAS. "A maioria dos nossos servidores são do sexo feminino. Era necessário um espaço que permanecesse durante o ano inteiro dando a atenção que as mulheres precisam e esperam", disse.
Com mais este equipamento, segundo afirmou, servidoras e mulheres da comunidade do entorno da Assembleia terão condição de serem atendidas para tratar e reabilitar qualquer tipo de patologia relacionada à saúde feminina. "Mais uma vez a casa legislativa cearense abre suas portas e se aproxima da sociedade", acentuou.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, falou da importância do equipamento. "É especial para as nossas servidoras que o espaço seja inaugurado hoje, no dia em que iniciamos a Semana do Servidor deste ano. Na sala, as mulheres poderão aproveitar todos os serviços que a equipe multidisciplinar do Departamento pode oferecer", reforçou o diretor.
Como funcionará a Sala da Mulher
A orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, explicou que a sala acolherá mulheres em idade fértil ou que estão ingressando na fase de climatério (período de transição para a menopausa). "Quando a primeira-dama Cristiane Leitão lançou a ideia, imediatamente abraçamos e desenvolvemos o projeto. Hoje entregamos a sala que é mais um serviço de prevenção e promoção da saúde, como bem diz o nosso diretor Luis Edson", disse Odete.
Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e a responsável pela Sala da Mulher, Ana Lúcia - Foto: Máximo Moura
A enfermeira Ana Lúcia, integrante da Célula de Enfermagem, será a responsável pela Sala da Mulher. Ana Lúcia informou que a sala vai funcionar em duas linhas de cuidado. Segundo a gestora do espaço, no planejamento reprodutivo serão disponibilizados os métodos contraceptivos e dada assistência com ginecologistas e enfermeiras. Na segunda linha, o climatério, fase em que as mulheres passam por muitas mudanças no corpo e organismo e precisam deste apoio especializado, será dada toda a orientação sobre a reposição hormonal prescrita pelo ginecologista.
A nutricionista Leylyanne Freitas, servidora da Casa, aplaudiu a iniciativa e disse estar ansiosa para poder usufruir do serviço. "Eu me sinto bem mais a vontade de ser atendida em uma sala que foi pensada em todos os detalhes para atender o público feminino", afirmou.
Cristiane Leitão discursa durante a inauguração da Sala da Mulher - Foto: Máximo Moura
Serviço: A Sala da Mulher atenderá na Célula de Enfermagem do DSAS, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas. A Célula de Enfermagem fica localizada no anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), na Avenida Pontes Vieira, 2348, Dionísio Torres.
Edição: Salomão de Castro
Veja também