Alece lança Projeto ECOA de sustentabilidade ambiental

Por ALECE
11/05/2023 10:50

Compartilhe esta notícia:

Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, na atividade Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, na atividade - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e sua Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, lançou nesta terça-feira (25/04) o projeto ECOA (Educação Continuada e Orientada Ambiental). A iniciativa tem por objetivo intensificar as ações em educação ambiental junto aos servidores. O projeto também busca a estimular uma cultura ambientalmente responsável e propiciar que se desenvolva uma mentalidade orientada ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos na Casa Legislativa.

O lançamento contou com a participação de dirigentes de órgãos da Casa e servidores, que tiveram a oportunidade de conhecer as ações que serão desenvolvidas pelo projeto, como realização de módulos, oficinas e workshops, treinamentos, blitze educativas e eventos durante todo o ano de 2023. O primeiro módulo será iniciado no próximo dia 8 de maio e vai abordar "Fundamentos da Educação Ambiental, Cultura e Desenvolvimento Sustentável".

Sensibilização 

Para a orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Conceição Machado, a ideia do ECOA é "ecoar" o conhecimento, muitas vezes contido apenas na Célula, para outros setores, conseguindo personalizar a sensibilização de acordo com as particularidades de cada área, levando a uma educação mais assertiva, continuada e customizada.

“O projeto visa desenvolver e fortalecer uma consciência ambiental para os servidores da Assembleia. O ECOA vai englobar o desenvolvimento de palestras e painéis de acordo com as ações do ano, cursos orientados para a área de educação ambiental e economia de resíduos. Também estaremos lançando o Agente ECOA que vai incentivar com que os servidores da Casa possam cada vez mais se engajar nas campanhas e ações voltadas para a área sustentável”, avaliou.

O diretor legislativo da Casa, Fabrício Machado, considerou que o projeto de capacitação na área de gestão ambiental é como um "presente" para implementar a cultura de da preservação do meio ambiente . "Estes conhecimentos irão para além da estrutura da Alece. A visão sistêmica, da gestão do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT),  também colabora para os bons resultados, haja vista que temos um projeto dentro da Diretoria Legislativa, o Prodocs, que assegura eficiência dos processos administrativos e também contribui com a sustentabilidade, reduzindo a produção de resíduos sólidos", afirmou.

Heline Joyce, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, que também participou da exposição do ECOA, afirmou que o projeto tem por objetivo disseminar a cultura de conscientização. "Assim, trabalhamos cada vez mais orientados pela defesa do meio ambiente e economicidade", destacou.  Ela lembrou que é responsabilidade de todos a preservação dos recursos naturais. "Mesmo sendo renováveis, temos de ter uma atenção bem maior, para que não sejam extintos", alertou.

O diretor administrativo e financeiro da Alece, Paulo Neiva, avaliou que o projeto iniciado é de grande relevância porque vai trazer benefícios para toda a Casa, e também fortalecerá, junto a sociedade, a cultura de preservação ambiental. "Temos certeza que os agentes ECOA irão fortalecer a conscientização de todos, sobre estas questões", asseverou.

 Agente ECOA

Junto ao ECOA foi também lançado o projeto Agente ECOA, que vai proporcionar que um servidor de cada setor se transforme em educador ambiental, promovendo a construção e reconstrução do conhecimento sobre a educação ambiental e ações de sustentabilidade já praticadas pela Casa pelo período de três meses, em cada área administrativa, conforme explicou o engenheiro ambiental e assessor da célula, Yuri Passos. 

Ele informou ainda que os agentes irão elaborar relatórios com os pontos abordados na educação ambiental do setor, volume de resíduo reciclável gerado e enviado à Sala de Reciclagem da Alece, adesão aos programas de coleta de pilha e bateria, esponjas, lacres de latinhas; bem como adesão à práticas sustentáveis como impressão frente e verso, uso de canecas e copos não descartáveis e o desligamento de computadores e ar condicionado ao sair do ambiente.

"Serão formadas turmas abertas a todos os servidores que se interessarem. Vale salientar que há setores estratégicos com maior consumo. Serão oferecidas 40 vagas aos interessados, com formação de 20 horas/aula, com certificação validada para a ascensão funcional", explicou. 

Identidade visual

A apresentação do projeto contou ainda com a participação da coordenadora da Publicidade Institucional da Assembleia, Ticiane Moraes, que fez uma exposição de como foi construída a logomarca do projeto ECOA, de forma alcançar com facilidade a todo o público, dentro dos objetivos propostos pela iniciativa. 

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também