Alece participa da 6ª Saeg pautando Agenda 2030 no serviço público
Por ALECE26/09/2023 15:56
Compartilhe esta notícia:
A Alece participa da 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) que ocorrerá presencialmente em Genebra (Suíça) nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, sob o tema-geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, com atividades de capacitação, troca de experiências e rodadas de intenções e acordos de cooperação entre a comunidade internacional (Norte-Sul e Sul-Sul) e escolas de governo do Brasil, por meio de sete grandes eventos que promoverão debates de alto nível sobre Agenda 2030, Avaliação, Escolas de Governo, Cooperação e Redes.
Realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a 6ª edição da SAEG busca discutir como a cooperação internacional pode contribuir para o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global e, evidenciar o papel que as escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos – podem exercer na construção de capacidades para a implementação da Agenda 2030.
A idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destaca que a conquista é reflexo das ações empreendidas pela gestão da Casa em busca de uma governança sistêmica, voltada aos critérios ESG, que levam em conta os aspectos ambientais, sociais e de governança.
Presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), presidente da Alece, Evandro Leitão, líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão e diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho. - Foto: Divulgação AL
“Será uma grande honra estarmos representando o Parlamento cearense nesse encontro de grande renome internacional. Desde que o presidente Evandro Leitão assumiu a gestão da Assembleia Legislativa, firmamos o compromisso de adotar uma gestão sistêmica, voltada aos critérios ESG, fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dessa nova gestão, conseguimos alcançar resultados exitosos na sociedade cearense, os quais serão devidamente apresentados na 6ª SAEG, juntamente com as metas da Agenda 2030 da Alece”, assinalou.
A Alece sai na frente porque é a única a possuir o Comitê de Responsabilidade Social, órgão que tem a finalidade de sistematizar, otimizar e gerenciar as ações na área social da Casa Legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários existentes para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores do Parlamento e da sociedade cearense. O Comitê de Responsabilidade Social, criado em 2021, é fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Essa é uma oportunidade singular na história recente do Brasil, na qual gestores públicos sêniores das mais variadas organizações da República se reúnem no palco da cooperação global para pautar uma agenda de cooperação internacional para as organizações-chaves de inovação e desenvolvimento profissional da força de trabalho público do país, ao mesmo tempo em que sublinham a emergência de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para a construção de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece/Com Agência de Notícias
Veja também