Alece promove terceira edição do projeto “Mediando em Círculos”
Por ALECE04/08/2023 13:06 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O projeto “Mediando em Círculos", de iniciativa do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Alece, realiza sua terceira edição nesta sexta-feira (04/08). A iniciativa tem o intuito de promover a convivência harmoniosa fomentando a cultura de paz e visando a formação cidadã de crianças e jovens. Serão realizadas atividades estratégicas como os círculos restaurativos, que abordam conteúdos de aprendizagem cooperativa, educação multicultural, ensino de valores, combate ao preconceito e criação de uma cultura de prevenção à violência.
A atividade acontece a partir de 9 horas, na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), na sala de reunião no pavimento superior (Avenida Pessoa Anta, 69). O círculo será conduzido pelas facilitadoras Elusa Laprovitera e Nara Guimarães.
No Brasil e no Ceará, a discussão sobre as práticas restaurativas vem sendo ampliada consideravelmente, partindo da premissa de que tais práticas podem ser utilizadas por diversos contextos com o intuito de estabelecer o diálogo, a roda de conversa e a mediação escolar, sob a perspectiva dos círculos restaurativos, como alternativa de resolução de conflitos.
Atendimentos
A advogada do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Assembleia Legislativa do Ceará, Érika Conde, informou, durante participação no quadro "Conversando a gente se entende", do programa Narcélio Limaverde (Rádio FM Assembleia), que até a próxima sexta-feira (04/08), será dada assistência jurídica aos assistidos pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que atende a crianças e jovens com Sídrome de Down e autismo. A entrevista foi concedida nesta quinta-feira (03/08).
Segundo ela, os profissionais estão dando plantão pela manhã e tarde, para esclarecer dúvidas sobre benefícios, direitos, descontos em medicação, tratamentos, médicos, INSS e aposentadoria". As pessoas interessadas em ter os esclarecimentos próprios ou de filhos e parentes serão atendidas para tirar as dúvidas jurídicas nestes casos, conforme esclaeceu a advogada.
O Ciadi funciona nos horários de 8 horas às 12 horas e de 13h30min às 17h30min. Os atendimentos começaram no início desta semana.
Círculos Restaurativos
Durante a entrevista, Érika Conde explicou que o Círculo Restaurativo tem o objetivo de restaurar algumas relações. "Dentro destes círculos nós tratamos de direitos de família, condomínios, que são demandas que chegam ao Centro de Mediação e Gestão de Conflitos. Para além da mediação, temos os círculos", avisou.
Para exemplificar mais detalhadamente, ela afirmou que as pessoas envolvidas sentam em forma de círculo, e ficam abertas para falar e ouvir, adotando valores e princípios como o sigilo e o não julgar.
Ela explicou ainda que assuntos que envolvam casos de violência doméstica e divórcios litigiosos não são atendidos pelo Centro. De acordo com a advogada, os Círculos também são levados para os departamentos da Alece.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também