Alece tem novo processo de tombamento de bens móveis
Por ALECE05/12/2022 14:40 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará passa por um processo de modernização do tombamento dos bens móveis. A iniciativa faz parte de uma das etapas do Projeto de Reestruturação da Gestão Patrimonial, que compõe o planejamento estratégico do programa Alece 2030. O processo vem sendo conduzido desde 2021 pelo Departamento de Administração da Casa, por meio da Célula de Gestão de Suprimentos, com o apoio e orientação da Diretoria Administrativa e Financeira, Controladoria e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).
A modernização foi motivada pelas melhorias sugeridas por órgãos de controle interno e externo, a fim de compatibilizar o patrimônio de bens móveis da Alece, com a contabilidade deste órgão, de modo a propiciar um melhor controle dos bens patrimoniais e evidenciá-lo na prestação de contas anual do Poder Legislativo.
O orientador da Célula de Gestão de Suprimentos, Fenelon Cals, destaca que a modernização permitirá uma melhor eficiência do processo de inventário que é realizado anualmente para a totalidade dos bens da Alece. Até então, o processo de tombamento era feito de forma tradicional, por meio de uma etiqueta em metal era confeccionada e afixada em cada bem.
Como é feito o tombamento
Conforme acrescenta o gestor, a tecnologia de tombamento utilizando RFID permitirá que todos os bens localizados em determinado raio de ação (definido no sistema) sejam inventariado em questão de minutos, tendo em vista que a identificação dos bens é realizada por radiofrequência.
“As etiquetas que serão instaladas possuem uma microantena que emite sinais de radiofrequência, podendo ser lidos pelo coletor de dados que será utilizado no momento do inventário. O QR code faz uma leitura rápida de tudo que tem num escopo de um a dois metros. Dessa forma, o levantamento dos bens de uma sala será feita em minutos. A tecnologia deixará o processo de inventário mais rápido e preciso, minimizando os transtornos gerados na coleta das informações, permitindo que o relatório final dos bens seja emitido de forma breve” , explica Fenelon Cals.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também