Auditoria certifica CTLegis conforme Norma ISO 9001:2015

27/11/2023 08:21

Auditoria foi realizada nesta sexta-feira (24/11) Auditoria foi realizada nesta sexta-feira (24/11) - Foto: Julyana Brasileiro/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Auditoria externa realizada pela empresa Vanzolini atestou a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), vinculada à Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará, de  acordo com os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015.

O setor é certificado com base na norma ISO 9001:2015 desde 2011, e a manutenção da certificação é uma conquista para a Alece, já que a ISO é a norma internacional mais utilizada mundialmente sendo reconhecida por atestar a qualidade de produtos e serviços.

Após a apresentação do relatório, realizada nesta sexta-feira (24/11),  no Complexo de Comissões da Casa, o auditor externo Walmir Pedrosa, da Empresa Vanzolini, certificadora em Sistema  de Gestão da Qualidade,  agradeceu a cooperação de todos durante o processo de auditoria e  ressaltou os pontos fortes detectados.

''Essas auditorias permitem avaliar nosso desempenho, reconhecer  as qualidades e os pontos que precisam de melhorias. Destaco como pontos fortes o comprometimento da direção e dos colaboradores, o desdobramento do planejamento estratégico em objetivos, metas e ações e a transparência demonstrada durante toda a auditoria. Quando há transparência, há ética'', afirmou.

Melhoria contínua

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, Heline Joyce Monteiro, parabenizou a equipe  pela manutenção da certificação e a parceria com a empresa Vanzolini. O órgão tem a Célula de Gestão da Qualidade, que realiza toda a parte de coordenação do SGQ afeto à área certificada da Diretoria Legislativa, que é a CTLegis. '' Quero agradecer o engajamento de todos, bem como a disponibilidade durante a auditoria e a parceria com a Vanzolini, que nos  permite essa troca de aprendizados, compreende nossa capacidade e todo o esforço  dessa equipe que há anos se dedica para manter essa certificação. Nosso intuito é essa melhoria contínua'', acentuou.

Reunião de encerramento da auditoria, no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Julyana Brasileiro/Núcleo de Comunicação Interna da Alece

O diretor legislativo da Assembleia, Fabrício Machado agradeceu a toda a equipe pelo empenho e excelência nos serviços prestados. ''Não foi uma surpresa saber que a auditoria da CTLegis  estava  em conformidade com a certificação ISO. Ter a oportunidade de ser auditado foi uma honra, porque Walmir Pedrosa passa muita experiência e todos os pontos  aqui citados que necessitam de melhorias serão trabalhados'', assegurou.

A orientadora da CTLegis, Erliene Vale, ressaltou que a certificação é importante porque oferece padronização dos processos, compromisso com melhoria contínua, mensuração dos resultados a partir dos indicadores e qualificação permanente dos servidores. ''Fazemos esforço para realizar nosso trabalho com excelência. A qualidade já está inserida na nossa veia. Temos esse compromisso e ficamos muito felizes com mais esse processo que se encerra e nos traz grande aprendizado'', acentuou.

Saiba mais

A certificação ISO 9001:2015 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização cujo foco das ações se concentra na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço. Para obter a certificação, é necessário cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias.

Texto: Julyana Brasileiro

Edição: Salomão de Castro