Ciadi passa por implantação da Gestão por Processos com a Codins

Por ALECE
05/06/2023 09:55

Compartilhe esta notícia:

Coordenadora da Codins, Heline Joyce, explica o processo Coordenadora da Codins, Heline Joyce, explica o processo - Foto: Paulo Rocha

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Ceará estão realizando a implantação da Gestão por Processos para qualificar ainda mais o atendimento do órgão às crianças, adolescentes e suas famílias.

Glauciane Lopes, assessora do Ciadi, explica que a iniciativa é um projeto estratégico do Programa Alece 2030 e busca aprimorar a aplicação das boas práticas no serviço e promover a mitigação dos riscos. Iniciada em março, a implantação passa neste mês de maio por um processo de validação com os profissionais que fazem parte do Ciadi.

A coordenadora da Codins, Heline Joyce, comenta que a implementação da Gestão por Processos na Alece foi iniciada em 2022, contemplando, por exemplo, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e o Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

O trabalho no Ciadi, explica, consiste em padronizar os processos por meio da identificação dos macroprocessos do órgão, desenho dos fluxos e organização dos procedimentos operacionais com todo o detalhamento das atividades que compõem a rotina de trabalho.

Próximas etapas

Até o momento, foram criados diversos documentos para a Gestão por Processos no Ciadi, como o mapa estratégico, o fluxo do itinerário do usuário e os procedimentos operacionais de atendimento. Após o alinhamento com os servidores do Centro do que foi elaborado, a próxima etapa é a construção de indicadores, aponta Heline Joyce.

Segundo a coordenadora da Codins, a Gestão por Processos possibilita a adequação de novos servidores à realização das atividade, evita distorção de procedimentos, permite que todos conheçam os detalhes de suas rotinas e trabalhem de forma sintonizada e, principalmente, atualizada com as diretrizes da Alece.

“A Gestão por Processos é uma mentalidade na qual as decisões e a interação entre as equipes são baseadas nos resultados e comportamentos dos seus processos. É um meio para consolidar a estratégia da Casa em todos os órgãos”, afirma Heline Joyce.

Sobre o Ciadi

Criado em 2021, o Ciadi oferece atendimento especializado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças com Trissomia do 21 (síndrome de Down).

Com uma equipe multiprofissional, o Centro trabalha para promover a integração, reabilitação e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes, apoiando também as famílias. 

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também