Ciadi realiza Seminário Síndrome de Down: Essência de puro amor

Por ALECE
27/04/2023 09:13 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Seminário terá atividades nos turnos da manhã e tarde Seminário terá atividades nos turnos da manhã e tarde - Publicidade/Alece

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, nesta terça-feira (21/03), o Seminário Síndrome de Down: Essência de puro amor. O evento marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março, e acontece das 8h30min às 11 horas, no Auditório do Anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) e das 13h30min às 17 horas, no Auditório Murilo Aguiar, no edifício sede da Casa.

A programação reúne apresentações culturais e mesas com especialistas, famílias e pessoas com Síndrome de Down abordando assuntos diversos e compartilhando vivências, proporcionando ao público um momento de informação, desconstrução de estereótipos e preconceitos e ampliação dos conhecimentos sobre as potencialidades das pessoas com Síndrome de Down, assim como dos desafios por elas enfrentados.

Em 2023, o lema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down é “Faça com a gente, não pela gente”, sensibilizando a sociedade para a importância da construção da autonomia e das oportunidades para as pessoas com Síndrome de Down.

Temáticas diversificadas

Durante a manhã do Seminário, dois momentos de conversa abordarão o papel da família a partir do diagnóstico da Síndrome, com a participação de uma psicóloga do CIADI e mães que têm filhos atendidos no Ciadi, além dos direitos das pessoas com deficiência.

No período da tarde, serão realizadas mesas sobre a atuação da medicina na Síndrome, a relação da escola e inclusão e a inserção no mercado de trabalho. Este último assunto será abordado por jovens e adultos com Síndrome de Down que trabalham em diferentes áreas e poderão compartilhar suas vivências com o público.

São parceiros do Ciadi no Seminário o Comitê de Responsabilidade Social da Casa, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Associação Fortaleza Down e a Existir - Associação Inclusiva.

Outras atividades

O Dia Internacional da Síndrome de Down será destaque em solenidade realizada pela Alece. A sessão solene acontece no dia 21 de março, a partir das 18 horas, no Plenário 13 de maio, atendendo a requerimento da deputada Marta Gonçalves (PL) e do deputado De Assis Diniz (PT).

Para encerrar o mês de atividades relacionadas à Síndrome de Down, sempre com foco na informação e visibilidade da temática, o Comitê de Responsabilidade Social e o Ciadi promoverão o Cine Alece com exibição de filme e debate na manhã do dia 31 de março.

Saiba mais

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) realiza atendimento qualificado e especializado para crianças e adolescentes com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Criado em 2021, o Ciadi conta com equipe multiprofissional e atua para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e adolescentes em busca do exercício pleno da cidadania, além de apoio às famílias. Os atendimentos são focados em dependentes de servidores da Casa e das comunidades do entorno do Legislativo estadual. 

Programação: Seminário Síndrome de Down: Essência de puro amor. Dia 21 de março de 2023, de 8h30 às 17h. Locais: Anexo III e Auditório Murilo Aguiar - Alece. Realização: Ciadi. Parceiros: Comitê de Responsabilidade Social, Unipace, Fortaleza Down e Existir.

Manhã - 8h30 às 11h. Local: Auditório do Anexo III da Alece (Avenida Pontes Vieira, nº 23000. 8h30 - Apresentação cultural com Marina Timbó e Norton Lima. 9h - O papel da família frente ao diagnóstico da Síndrome de Down - Renata Soares, psicóloga da família do Ciadi, Maria Creuza Campos, Gerlane Vasconcelos e Karine Falcão, mães que participam do Ciadi; 10h - Direitos da pessoa com deficiência com foco na Síndrome de Down - Maurício Lima, advogado e pai de uma pessoa com Síndrome de Down.

Tarde - 13h30 às 17h. Local: Auditório Murilo Aguiar (prédio sede da Alece). Avenida Desembargador Moreira, nº 2807 (entrada pela Rua Barbosa de Freitas). 13h30 - Apresentação cultural com Marcello Batista. 14h - Medicina na Síndrome de Down - Dra. Erlane Ribeiro, médico geneticista; 15h - A escola e a inclusão - Lídia Lourinho, doutora em Saúde Coletiva, orientadora da Célula de Psicopedagogia do DSAS, Socorro Timbó, fonoaudióloga, psicopedagoga, orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS; 16h - Inserção no mercado de trabalho - Luís Roberto Studart, estudante de cinema e audiovisual na Unifor, Ana Beatriz Bezerra, funcionária da Ibyte, Victor Diniz, funcionário da Ibyte, Beatriz Diniz,funcionária da Ibyte, Ketleyane Garcia, funcionária do restaurante do Hotel Gran Marquise, Marcello Batista, funcionário do Colégio Master, Marina Timbó, funcionária da Drogasil, Melina da Costa, funcionária da Drogasil e representantes da Drogasil e Ibyte.

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Veja também