Codins conclui implantação da Gestão por Processos na Ouvidoria Parlamentar

Por ALECE
08/08/2023 13:13 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Divulgação/Codins

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Ceará concluiu nesta semana a implantação da Gestão por Processos na Ouvidoria Parlamentar. Conforme ressalta a titular da Codins, Heline Joyce, a Gestão por Processos é um dos projetos estratégicos do Alece 2030 e tem como diferencial um conjunto de práticas, uma mudança de mentalidade que visa a melhoria na tomada de decisão e nas interações entre as equipes, baseados nos resultados e comportamentos dos seus processos. A atividade que marcou a implantação foi realizada nesta terça-feira (08/08).

''Tivemos mais um processo da cadeia de valor da Alece com fluxos desenhados, procedimentos operacionais definidos, formulários padronizados e equipe treinada. A Gestão por Processos possibilita a adequação de novos servidores à realização das atividade, evita distorção de procedimentos, permite que todos conheçam os detalhes de suas rotinas e trabalhem de forma sintonizada e, principalmente, atualizada com as diretrizes da Alece'',  destaca Heline Joyce.

A metodologia da Gestão por Processos  inclui, inicialmente, uma reunião de alinhamento com toda a equipe do órgão, onde são apresentados Mapa Estratégico da Assembleia, Cadeia de Valor e Política da Qualidade.

As etapas seguintes abrangem identificação e priorização dos principais processos do órgão, mapeamento desses processos (por meio de fluxos, com utilização da ferramenta Bizagi), elaboração de procedimento operacional padrão de cada processo, definição de indicadores, treinamento de todos os servidores e monitoramento em busca da melhoria contínua das atividades.

Papel dos servidores

Conforme a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Alece, o engajamento da equipe é de fundamental importância para a realização de cada etapa. ''Todos têm oportunidade de contar como realizam suas atividades e discutir juntos a melhor forma de melhorar o que fazem, otimizando recursos e ampliando sua interação interna e deles com outros processos da Casa Legislativa'', explica.

A coordenadora da Ouvidoria Parlamentar da Assembleia, Isabel Chaves, ressalta que o órgão é um importante canal de interação entre a sociedade e o Poder Legislativo, além de responsável pela transparência passiva no âmbito da Alece, buscando a melhoria contínua do serviço público prestado.

''Com a Implantação de Gestão de Processos realizada ao longo dos últimos quatro meses, sob a condução da equipe da Codins, a Ouvidoria padronizou e validou a sua metodologia de trabalho, permitindo o monitoramento de sua atividade que busca ser cada vez mais efetiva, transparente e acessível, sempre alinhada com o planejamento estratégico desta Casa Legislativa'', assevera.

Saiba mais

Além da Ouvidoria Parlamentar, a metodologia já foi aplicada no Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e no Comitê de Responsabilidade Social, estando  em fase de implantação no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e no Centro de Mediação e Gestão de Conflitos.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional dá todo o suporte técnico de orientação e elaboração dos documentos necessários, além de ajudar os setores a definir seus indicadores e pensar nas melhorias das atividades, considerando sempre a satisfação dos clientes, sustentabilidade e qualidade da gestão.

Edição : Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também