Comitê de Responsabilidade Social aumenta diálogo da Alece com servidores e sociedade
Por ALECE01/11/2022 17:24 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Criado em junho de 2021 e vinculado diretamente à presidência da Assembleia, o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará tem por objetivo promover o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável e o bem-estar da população. Idealizado e sob gestão da primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, o colegiado desenvolve e apoia ações direcionadas principalmente aos servidores da Alece e para as comunidades do entorno da Assembleia.
Segundo Cristiane Leitão, o Comitê faz parte da visão humanizadora da atual gestão da Assembleia, que tem à frente o presidente Evandro Leitão (PDT). "Incluir as pessoas com este novo olhar pode mudar vidas. Nossa atuação interfere diretamente na qualidade do dia a dia dos que fazem a Alece. Hoje, já vemos o reflexo na autoestima dos servidores que, ao serem valorizados e cuidados, acabam por entregar ainda mais resultados. Todos ganham: parlamento, servidores e sociedade", afirma.
Cristiane destaca a divisão do comitê em cinco células de trabalho: Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas e a Célula de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher. Ela acrescenta que todas estas frentes colaboram para incluir as pessoas e ajudar a resolver suas demandas.
Os servidores e a humanização da Alece
"Para os nossos servidores em especial, a criação do comitê foi muito importante diz a gestora. Na hora em que trouxemos para a Casa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), incluímos todos os departamentos e seus processos nesta forma humanizada de trabalho, melhorando e aumentando a relação entre o parlamento e seus públicos interno e externo", acentua.
A primeira-dama do Poder Legislativo destaca como de importância substancial para os servidores a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas. "Durante a pandemia de Covid-19, perdemos muitos servidores. O apoio desta Célula aos familiares e colegas de trabalho daqueles que partiram foi fundamental para ajudá-los a superar um momento tão difícil", ressalta Cristiane.
Outro ponto importante destacado por Cristiane são as ações realizadas pelo Comitê que visam orientar e preparar aqueles servidores que estão próximos do período de aposentadoria. "Neste tocante, temos um trabalho de preparação através do Programa Prosa, com capacitação em relação à saúde mental e financeira, dentre outras. Nisso, inclusive, contamos com a parceria da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), que desenvolve um acompanhamento fundamental com os servidores após a aposentadoria", assevera.
Cristiane fala o quanto as ações do Comitê de Responsabilidade Social têm sido importantes para a melhoria da imagem do parlamento. "Hoje os servidores se sentem acolhidos e prestigiados. Recebo depoimentos de colaboradores com muitos anos de Casa que elogiam a humanização da atual gestão e se sentem muito acolhidos", diz. No entender dela, isso ocorre porque de fato todos os servidores foram incluídos no processo. "Mudamos a cultura organizacional da Alece, com ajuda dos servidores e em benefício deles", defende.
Confira abaixo da matéria vídeo em que a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destaca o papel dos servidores nas atividades do Comitê de Responsabilidade Social.
PV/SC
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também