Comitê de Responsabilidade Social recepciona servidores

Por ALECE
08/02/2023 13:08 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, nesta quinta-feira (02/02), ação de recepção e de orientações a servidores e servidoras, no auditório do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III). A atividade, que contou exposições de integrantes da células de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho e Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas foi aberta pela primeira-dama Cristiane Leitão, líder do Comitê.

Na oportunidade, ela destacou que o momento é de boas-vindas aos servidores, após o recesso parlamentar. "Queremos fazer essa acolhida, colocando a importância do trabalho de todos e de todas. Temos verdadeiros talentos na Casa Legislativa", afirmou.

De acordo com Cristiane Leitão, graças a junção destes servidores foi possível a realização de um trabalho de excelência no biênio 2021/2022, na primeira gestão em que a Alece foi presidida pelo deputado Evandro Leitão (PDT). A primeira-dama observou ainda que o País está passando por um trabalho de reconstrução. Diante deste fato, Cristiane Leitão disse que a direção da Casa está aberta a todos os projetos e ideias que venham melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Orientações

A ação também trouxe aos servidores da Alece informações e orientações que promovam maior qualidade de vida no ambiente laboral e desenvolvimento de hábitos sustentáveis. Entre as atividades, foram dadas orientações de ergonomia no local de trabalho, alongamentos para prevenção de lesões, importância do autocuidado para promoção da saúde e bem-estar, bem como dicas de sustentabilidade.

A coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social, Luana Brasileiro, explicou que a recepção aos servidores surgiu como uma ação para melhorar a qualidade de vida de todos os colaboradores. "Damos importância ao bem e visamos através da células do comitê criar um evento que traga umas boas-vindas em uma ambiência saudável no retorno das atividades legislativas", afirmou. Ela anunciou ainda que será desenvolvida uma agenda de novos receptivos com os demais setores da Casa.

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales, asseverou, durante a abertura, que o Comitê de Responsabilidade Social, liderado por Cristiane Leitão, tem realizado um trabalho em prol da sociedade que contribui para a melhor avaliação do Poder Legislativo junto à população. "É uma equipe de auto nível que tem causado boas repercussões junto à comunidade". Ele também apontou o trabalho do presidente Evandro Leitão e da direção da Alece, apoiando todas as ações voltadas para o público, como primordial para o sucesso da equipe, como um todo.

Ergonomia em pauta

A fisioterapeuta Rosilene Aragão, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, trouxe, em sua exposição, informações de como a ergonomia pode melhorar a vida de todos, destacando que ela está dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi também feita uma demonstração de ginástica laboral, inclusa na agenda de saúde de qualidade. "Se há saúde de qualidade no ambiente de trabalho, com certeza a qualidade de vida será melhorada", asseverou.

O coordenador da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Joaquim Garcia, explicou que o órgão tem como principal objetivo a promoção de saúde e prevenção de doenças. "A fisioterapeuta Rosilene orientou sobre a importância da ergonomia e como isso pode contribuir no dia a dia do trabalho", acentuou.

O assessor técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Yuri Passos, apresentou a campanha realizada pela célula de educação ambiental e boas práticas no ambiente de trabalho. Ele orientou sobre economia de água, melhor uso dos equipamentos eletrônicos e consumo de eletricidade. "É uma forma de impactar o servidor e mostrar para todos que precisamos tomar a Assembleia Legislativa como algo nosso. Portanto, precisamos consumir como se tivéssemos pagando por este consumo", destacou.

A coordenadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Raquel Penaforte, disse que a iniciativa buscou trazer a todos uma vida mais saudável, apresentando práticas e dinâmicas que possam auxiliar nas atividades diárias. "Por isso foi trazido a importância do autocuidado, na promoção da saúde, que está muito relacionado à prática diária", pontuou. Ela destacou ainda a importância de uma alimentação saudável, a manutenção de atividades físicas e o cuidado com o sono, para a qualidade de vida de todos e todas. 

Julio Sonsol

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também