Deputados prestigiam criação da Procuradoria Especial da Mulher em Salitre

Por ALECE
19/12/2023 16:48 | Atualizado há 10 meses

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Júnior Pio

Uma comitiva de parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) prestigiou, na manhã desta terça-feira (19/12), a criação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do município de Salitre, na região do Cariri cearense. Esta é a 124ª unidade criada no Ceará, com apoio da PEM da Alece. Os equipamentos são responsáveis pela promoção de ações e desenvolvimento de projetos voltados aos direitos das mulheres nos municípios cearenses.

O grupo foi representado pelo presidente da Alece, o deputado Evandro Leitão, pelo deputado Fernando Santana (PT), pela procuradora especial da mulher da Alece, a deputada Lia Gomes (PDT), e pela coordenadora da PEM da Alece, Erica Praciano. Os parlamentares foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Salitre, o vereador Carlinhos da Bulandeira (PT), e pela titular da Procuradoria Especial da Mulher de Salitre, a vereadora Cláudia Lavor (PT). Também compareceram os ex-prefeitos de Salitre, Agenor Ribeiro e Rondilson Ribeiro. 

O deputado Evandro Leitão ressaltou o propósito das procuradorias e defendeu a ampliação dos serviços para mulheres de todas as cidades do Estado. "É importante que nós possamos ter a compreensão da importância de nós implantarmos equipamentos como esse em todo o estado do Ceará. Nosso planejamento é universalizarmos e colocarmos procuradorias especiais das mulheres em todos os 184 municípios do estado do Ceará", disse.

Salitre é o 28º município deste ano a ser contemplado com uma PEM. "Esse é um serviço às mulheres de Salitre que, a partir de hoje, tem esse ponto de referência não só pra enfrentar essa situação ruim, que é a violência contra as mulheres, mas também para a gente trabalhar na prevenção e construção de novos conceitos pra que a nova geração entenda que homens e mulheres são iguais", enfatizou a procuradora especial da mulher da Alece, a deputada Lia Gomes (PDT). 

O primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Alece, o deputado Fernando Santana (PT), destacou o "cuidado, zelo e amparo à mulher" que a Procuradoria disponibiliza às mulheres cearenses na busca por direitos e solicitou  apoio das casas legislativas municipais para que as procuradorias cheguem a todos os municípios. "(A PEM) está expandindo e buscando universalizar seus serviços. Quero pedir a sensibilidade dos demais presidentes (de câmaras municipais) que ainda faltam implementar", disse. 

A  titular da Procuradoria Especial da Mulher de Salitre, a vereadora Cláudia Lavor (PT) afirmou que a chegada da PEM é um marco para as cidadãs do município. "Essa procuradoria instalada dentro do município de Salitre vem exatamente trazer um fortalecimento, vem para que todas aquelas mulheres que não têm voz e nem vez possam estar com a gente sendo defendidas. Que nós possamos segurar na mão de cada uma", declarou a parlamentar.

A iniciativa de criação da PEM em Salitre fez parte do processo de interiorização da Procuradoria Especial da Mulher da Alece, com apoio das câmaras municipais de vereadores. O intuito das procuradorias é auxiliar na implementação de estrutura física para atendimento a mulheres nos municípios do interior do Estado, bem como fomentar ações de promoção da igualdade de gênero, incentivar campanhas educativas e antidiscriminatórias e estimular a efetivação de políticas públicas para as mulheres. 

NOVA UNIDADE

Nesta quarta-feira (20/12), a PEM da Alece chega à cidade de Tauá, na região dos Inhamuns, para implementar mais uma unidade da Procuradoria Especial da Mulher no interior. A solenidade de criação da 125ª unidade da PEM está prevista para acontecer às 17h desta quarta-feira (20/12), na sede da Câmara Municipal de Tauá, e deve contar com representantes do Legislativo municipal.

 

Texto: Vandecy Dourado

Edição: Lusiana Freire

Veja também