DSAS apresenta a servidores da Alece protocolo para retorno das atividades

Por ALECE
02/07/2021 19:03 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Núcleo de Saúde do Trabalhador, elaborou  um protocolo de biossegurança  que visa identificar situações de risco do contágio da Covid-19 a que estão submetidos servidores, colaboradores, pacientes e público em geral, bem como recomendar medidas preventivas desse riscos.

As medidas foram apresentadas aos servidores e equipe de segurança e limpeza do DSAS durante palestra conduzida pelo médico Joaquim Garcia Filho, que integra o Núcleo, na manhã desta sexta-feira (02/07), na nova sede do Departamento.

Joaquim Garcia Filho destacou que a primeira missão do Núcleo de Saúde do Trabalhador foi a elaboração do protocolo de biossegurança. ''É fundamental  seguirmos as orientações visando manter todas as medidas preventivas contra a Covid-19. Para combater o Coronavírus, existem três pontos  fundamentais: o  uso de máscara, o distanciamento  social e o uso de álcool em gel. Reunimos todos os coordenadores e supervisores  das equipes do DSAS para fazer essa capacitação e, a partir disso, começaremos a utilizar esse protocolo que foi criado  visando a proteção de todos'', explanou.

As recomendações  para  utilizar as dependências  do DSAS incluem uso de máscara cobrindo boca e nariz, uso de álcool em gel, manutenção de distanciamento e respeito à sinalização dos locais onde há permissão para sentar-se, além da continuidade do ambiente de trabalho limpo e higienizado, evitando o compartilhamento de telefone, teclado e mesas.

Sobre o acesso ao Departamento

Para que se tenha acesso ao prédio em que funciona o DSAS, haverá a aferição de temperatura nas entradas. Caso seja maior ou igual a 37,5 graus, o acesso será negado e orientação será a de que a pessoa procure atendimento médico. As medidas para evitar o contágio da Covid-19 também  incluem  a limpeza periódica em locais  utilizados com maior fluxo de pessoas, e comunicação visual com cartazes espalhados por todos os setores para enfatizar  as  recomendações.

Para os profissionais de saúde que realizam atendimento e manipulação dos pacientes com doenças respiratórias transmissíveis, a orientação é o uso de máscara tipo N95 ou PFF2, bem como a utilização de produtos  habitualmente recomendados e autorizados pelo Ministério da Saúde (álcool 70% e hipoclorito de sódio 1%) para a desinfecção química.

Conforme reforçou o médico, o retorno das atividades do DSAS considera as orientações sanitárias do Governo do Estado e das autoridades sanitárias. ''O retorno das atividades não significa o relaxamento do risco de adoecimento pela Covid-19. Portanto, justificam-se a manutenção da vigilância e monitoramento de risco'', alertou.

Atuação do DSAS

O diretor do Departamento, Luis Edson Sales, destacou que o médico Joaquim Garcia Filho acumula expertise na área de biossegurança em ambientes de trabalho e veio agregar ao corpo de médicos clínicos do DSAS atuando no Núcleo de Saúde do Trabalhador, uma concepção trazida pela primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão.

Ele explicou que o Departamento está  atuando com 30% das atividades presenciais e 70% por meio do Telessaúde. Em breve, quando o prédio  for inaugurado, será necessário reforçar as medidas para garantir a saúde dos servidores e do público que vem buscar atendimento no órgão.

''Foi feito todo um protocolo para reforçar a importância do  uso de álcool  em gel e a forma adequada de usar a máscara. São informações e orientações que estão afixadas nos corredores, banheiros e pias dentro dos  consultórios. A nova sede está com um estrutura fenomenal, fruto do trabalho do nosso presidente, deputado Evandro Leitão, e da primeira-dama Cristiane  Leitão,  que está trazendo vários projetos para o DSAS voltados  para atender os servidores e a comunidade do entorno '', destacou Luis Edson Sales.

O Núcleo de Saúde do Trabalhador tem como integrantes Luis Edson Sales (diretor), Lídia Andrade Lourinho (coordenadora), Joaquim Garcia Filho (médico), Norma Souza (enfermeira), Maria Rosilene Aragão (ergonomista) e Débora Freire (técnica de Segurança).

JB/SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também