"Grandes Debates" discute Região Metropolitana do Cariri
Por ALECE26/06/2023 10:00
Compartilhe esta notícia:
O projeto “Grandes Debates – Parlamento Protagonista” deste mês de junho traz como tema “Região Metropolitana do Cariri – 14 anos depois – Avanços e Desafios”. O debate sobre o tema será exibido nesta terça-feira (27/06), terça-feira, às 21 horas, pela TV Assembleia, Rádio FM Assembleia e redes sociais da Casa, com mediação do jornalista Ruy Lima.
A Região Metropolitana do Cariri foi criada em 2009, pela Lei Complementar nº 78. Atualmente, composta por nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. Enquanto Região Metropolitana, as nove cidades, que compõem o Cariri devem executar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), visando estabelecer diretrizes, projetos e ações para a região, se constituindo num instrumento para o seu desenvolvimento sustentável e equilibrado. O PDUI do Cariri já começou a ser elaborado, mas ainda não foi implementado.
O Cariri possui cerca de 605 mil habitantes, sendo Juazeiro do Norte o maior município da região, com aproximadamente 270 mil habitantes. Uma série de problemas em comum atingem os municípios do Cariri, dentre eles mobilidade urbana e sistema viário, geração de emprego e renda, destinação dos resíduos sólidos, utilização dos recursos naturais e minerais, desigualdades socioespaciais, precariedade da infraestrutura urbana, déficit habitacional e ocupação de áreas de risco, aumento da violência urbana, ausência de ordenamento territorial e uso indevido do solo urbano, além da ausência de equipamentos públicos importantes para a provisão de serviços essenciais.
Sobre os debatedores
Os convidados para conversar esses problemas e a perspectiva de um novo desenho para a região são a professora Firmiana Santos Fonseca Siebra, do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (Urca); o professor Francisco Raniere Moreira da Silva, coordenador do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA) e do Observatório das Cidades do Cariri; e o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), natural de Juazeiro do Norte, presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos. A coordenação do “Grandes Debates” é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão da Assembleia Legislativa, com Luíza Martins como secretária executiva. .
A Assembleia Legislativa começou a discutir o projeto de lei do deputado Davi de Raimundão, no mês passado, que prevê a inclusão de mais dez cidades na Região Metropolitana do Cariri, ou seja, Altaneira, Assaré, Aurora, Barro, Brejo Santo, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Porteiras e Potengi. O projeto propõe ainda que o município de Juazeiro do Norte seja formalizado como sede da região e que seja criado um Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri.
A Região Metropolitana do Cariri possui potencialidades como o Distrito Industrial, a vocação cultural e turística religiosa, com a romaria dos devotos do Padre Cícero, um polo universitário federal, a APA da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe, o Geopark Araripe, a reserva hídrica, o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o crescimento do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, além de ser uma área estratégica para a pesquisa arqueológica, geológica e paleontológica, com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Urca, em Santana do Cariri, se fortalecendo como um dos principais polos econômicos e populacionais do Nordeste brasileiro,
Edição: Salomão de Castro
Veja também