Iniciadas turmas dos cursos de PCM e PGI na Alece

23/11/2023 13:27

Fabrício Machado, diretor legislativo da Alece, na aula inaugural da décima turma do PCM Fabrício Machado, diretor legislativo da Alece, na aula inaugural da décima turma do PCM - Foto: Divulgação/Diretoria Legislativa da Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio de sua Diretoria Legislativa, iniciou duas turmas de seus cursos de capacitação. O Projeto Consultorias Municipais (PCM) realizou a aula inaugural de sua décima turma nesta terça-feira (21/11), enquanto a oitava turma do Projeto Governança Interativa (PGI) iniciou suas atividades nesta quarta-feira (22/11).

O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, afirma que o PCM atingiu forte interiorização no Ceará, de maneira surpreendente, na sua compreensão, contemplando 132 municípios beneficiados com capacitação de parlamentares e assessores. “Com a participação dos vereadores, que muito nos honra, temos a oportunidade de aprender, além de capacitar”, assegura o diretor.

Fabrício salienta a participação de 11 municípios de outros estados. “Conseguimos levar o PCM para além das fronteiras do Estado. A busca da Diretoria Legislativa da Alece em especializar e capacitar vai continuar”, pontua. As cidades de outros estados com participação no Projeto Consultorias Municipais são: Timbaúba dos Batistas (RN), Belém (PA), Goiânia (GO), São Julião (PI), João Pessoa (PB), Mesquita (RJ), Planaltina (GO), Várzea Grande (MT), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Paracatu (MG).

Consultorias Municipais

Para a décima turma do PCM, foram 100 inscritos de 54 municípios. Nesta turma, o projeto recebe a adesão de 15 novos municípios, sendo 12 do Ceará e três de outros estados. Os novos municípios cearenses são Amontada, Aracoiaba, Chorozinho, Granja, Ipaporanga, Juazeiro do Norte, Mulungu, Palhano, Parambu, São Luís do Curu, São João do Jaguaribe e Tamboril.

Curso contempla participantes do Ceará e de outros estados - Foto: Divulgação/Diretoria Legislativa da Alece

A décima turma conta com a participação de sete parlamentares municipais. Os vereadores inscritos são: Bárbara Porto Cavalcante (Potiretama), Francisco Dimas Alves Lima (Graça), Samuel de Melo Rodrigues (Quixeré), José Jocier Marques de Souza (Ibiapina), Francisco Matheus da Silva Oliveira (Granja), Genival Ponciano da Silva (Altaneira) e Rafaela Gonçalves Rodrigues (Altaneira).

No total, o Projeto Consultorias Municipais já atendeu 143 municípios, sendo 132 cearenses e 11 municípios de outros estados.

Governança Interativa

Já a oitava turma do Projeto Governança Interativa teve 85 servidores inscritos de vários órgãos da Alece. A qualificação tem carga horária de 80h/aula, sendo dividida em dois módulos: o primeiro trata sobre Gestão Estratégica e Organização Institucional da Alece, e o segundo orienta as Práticas Institucionais ao Parlamento Aberto.

Nos dois módulos, os formandos são convidados a uma reflexão sobre governança e gestão estratégica, bem como sobre a agenda estratégica do programa Alece 2030. No segundo momento, o aluno conhece as práticas institucionais do Poder Legislativo estadual para o fomento do Parlamento Aberto.

O Projeto Governança Interativa é reconhecido nacionalmente por sua qualidade, tendo sido agraciado na categoria Educação Legislativa 2023 do Prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O Projeto tem como objetivo qualificar os servidores da Alece em Governança Interativa, bem como estimular o Diálogo Intersetorial, Socialização de Saberes, Ações e Informações no Parlamento cearense.

Texto: Paulo Veras