Lançada campanha "Eu sou Alece 2030"

Por ALECE
04/09/2023 14:41

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, Evandro Leitão, ao discursar Presidente da Alece, Evandro Leitão, ao discursar - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e do Comitê de Responsabilidade Social, lançou, nesta terça-feira (29/08), a campanha "Eu sou Alece 2030".  O evento foi realizado no Auditório Murilo Aguiar, durante roda de conversa com a participação de Valdemar Barros, professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e diretor geral da Barros Soluções, Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece e líder do Comitê de Responsabilidade Social, Heline Joyce, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Casa, e Sílvia Helena Correia, controladora do Poder Legislativo.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), que participou da abertura do ato de lançamento da campanha, observou que é a iniciativa é também um reconhecimento a todos que "deram e dão as suas contribuições" para que haja um planejamento para o futuro da Alece. "O nome é bem apropriado: Alece 2030. Estamos vendo o que nós queremos e pretendemos para o parlamento em 2030", afirmou.

O parlamentar explicou que há outras atribuições do Poder Legislativo, além de fiscalizar o Poder Executivo e produzir uma legislação. "Sem sombra de dúvidas, o objetivo maior é estarmos cada vez mais tornando o parlamento transparente, aproximando-o da sociedade e fazendo a Assembleia mais cidadã", pontuou. Para alcançar essas metas, Evandro Leitão diz contar com o apoio de todos os colaboradores e colaboradoras da Casa.

Ainda no entender do presidente da Alece, o foco da campanha "Eu sou Alece 2030", é o conjunto de servidores. "Para que possamos ter serviços mais eficazes com pessoas mais eficientes. Para isso, é importante que a gente possa estar capacitando, estimulando e desenvolvendo esta cultura aqui na Alece. A Assembleia tem de transcender as funções de legislar e fiscalizar", acentuou.

Interação com a sociedade

A primeira-dama Cristiane Leitão, também presente ao ato, destacou o tripé da governança, transparência e questão social. "Assim, o Comitê de Responsabilidade Social e o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos entraram forte neste viés de olhar para o social, o ambiental e as pessoas, por meio da cultura de paz", disse. No seu entender, estas atividades elevam a Alece como protagonista de ações sociais. "É o parlamento sendo aberto para toda a sociedade e fazendo uma construção com o povo", destacou.

A titular da Codins da Alece, Heline Joyce, destacou que o planejamento estratégico dá o direcionamento administrativo da Casa. "Estas são as diretrizes do Alece 2030. A campanha vem reforçar o resultado desde que o planejamento foi elaborado, em 2021. Desde então, vários projetos já saíram do papel, e outros estão saindo. O que a gente quer é dizer para os servidores que eles se engajem cada vez mais. Também estamos reconhecendo todo o esforço de todos os que trabalham e trabalharam para nós chegarmos onde estamos hoje", asseverou.

Sílvia Correia, Cristiane Leitão, Valdemar Barros e Heline Joyce - Foto: Paulo Rocha


A controladora da Assembleia, Sílvia Correia, considerou que o evento marca o momento de revisitar o planejamento Alece 2030 e colher os frutos do trabalho já realizado. "Em 2021, tivemos um desafio imenso para construir este planejamento, juntamente com a Fundação Dom Cabral, de forma 100% remota, por causa da pandemia do Coronavírus. Foi o primeiro desafio e quero dar todos os louros a equipe de mais de 100 servidores que trabalharam todas as segundas e quintas-feiras para esta construção e o patrocínio do presidente Evandro Leitão. Ele, ao chegar a esta Casa, em 2021, imediatamente abraçou este desafio, mesmo no cenário de pandemia", afirmou.

Sílvia Correia lembrou que, sob a presidência de Evandro Leitão, foi criada a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional. "Em 2022, a gente viveu o desafio da implantação, porque apenas por em papel é fácil. Colocar na prática é que é o grande desafio. Assim, no ano passado, implantamos uma metodologia, com a Fundação Dom Cabral. Este momento é o de colher alguns frutos", salientou a controladora.

O professor Valdemar de Barros, da Fundação Dom Cabral, que também participou da elaboração do planejamento do programa Alece 2030, observou que tem sido um privilégio contribuir como desenvolvimento da Casa, por meio da educação. "Este trabalho é muito significativo porque a gente percebeu uma riqueza muito grande presente e um trabalho que gerou muita sinergia com o patrocínio do presidente Evandro Leitão e da primeira-dama Cristiane Leitão", afirmou, destacando o reconhecimento aos servidores envolvidos no processo.      

Homenagens

Durante o lançamento da campanha "Eu sou Alece 2030", 18 servidores da Casa  foram homenageados por sua atuação nos projetos, bem como por seu desempenho quando da elaboração do programa Alece 2030. A iniciativa visa a mostrar aos servidores que cada um contribui de forma significativa para a concretização dos projetos e de atividades que tornam o planejamento estratégico real.

Na ocasião, além dos resultados já alcançados pelo desenvolvimento de alguns projetos desde o lançamento do planejamento estratégico da Alece, em dezembro de 2021, também foi abordada a criação dos Comitês Técnicos Setoriais, que têm como foco de atuação o fortalecimento da Governança da Casa.

Servidores e gestores da Alece durante o lançamento da campanha - Foto: Paulo Rocha


Os servidores homenageados foram Airton Martins e Lara Marques, da Controladoria; Cecília Cláudia e Fátima de Jesus, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti); Erliene Vale, da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis); Fenelon Cals, do Departamento de Administração; Halley Lucena, da Coordenadoria de Comunicação Legislativa; Jamila Sangalli, da Secretaria da Mesa Diretora; Kaio Fragoso, do Departamento de Documentação; Leila Pires, da Diretoria Legislativa; Márcio Moreira, da Coordenadoria de Comunicação Social; Raisa Lou, do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos; Amanda Melo, do Comitê de Responsabilidade Social; Glauciane Rodrigues, do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi); e Hermária Câmara e Maria Tereza Holanda, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). 

Saiba mais 

A campanha "Eu sou Alece 2030" objetiva trabalhar o pertencimento dos servidores e colaboradores da Assembleia como sujeitos ativos para o alcance da visão de futuro da Casa, que é a de ser referência de Parlamento Aberto para o fortalecimento da democracia.

Veja também