Planejamento estratégico da Alece tem nova etapa
Por ALECE10/07/2023 13:43
Compartilhe esta notícia:
O planejamento estratégico da Assembleia Legislativa do Ceará, considerado como referência para os órgãos públicos e entidades privadas, chega a uma nova etapa. A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da Assembleia Legislativa (Codins) recebeu diretores da Barros Soluções, representante Regional Norte e Nordeste da Fundação Dom Cabral, para apresentação do planejamento do Poder Legislativo, nesta sexta-feira (07/07).
Na ocasião, a coordenadora da Codins, Heline Joyce, destacou como foi o processo de construção do planejamento, que ocorreu durante o ano de 2021, com foco na melhoria contínua das pessoas, dos seus processos e serviços e a efetiva geração de valor à sociedade. “A Fundação Dom Cabral entrou em contato conosco sugerindo essa visita para que pudéssemos compartilhar com a Diretoria de Associados Regionais da Fundação Dom Cabral esse trabalho, fruto de esforço coletivo que vai nortear as ações para os próximos dez anos'', justifica.
No encontro, Heline Joyce apresentou o hotsite do programa Alece 2030, que expõe de forma transparente detalhes do planejamento estratégico, incluindo o monitoramento dos projetos prioritários, painel dos projetos para o biênio 2023/2034, resultados alcançados e cadeia de valor da Alece. ''Dentre os projetos prioritários para o biênio, temos 14 em andamento e cinco concluídos. Estamos implantando a fase de gestão por processos nos setores da Alece para melhorar de forma contínua os processos dos órgãos do Poder Legislativo'', acentua.
Servidores da Codins e membros da Barros Soluções, representante Regional Norte e Nordeste da FDC - Foto: Dário Gabriel
Participação da Fundação Dom Cabral
O Alece 2030 recebeu a consultoria e a expertise da Fundação Dom Cabral. Valdemar Barros, professor da Fundação e diretor geral da Barros Soluções, ressalta os frutos da parceria. “Tivemos o privilégio de participar de todo o planejamento estratégico para os próximos dez anos e é fantástico ver esse trabalho concretizado, com uma Assembleia mobilizada para uma grande transformação, considerando a própria transformação da sociedade num modelo mais aberto e que leva em consideração diferentes necessidades'', pontua.
Para Marciene Macedo, diretora de Associados Regionais da Fundação Dom Cabral, o encontro foi uma oportunidade para conhecer o planejamento estratégico da Alece, bem como desafios e estratégias que possam ser adotadas na FDC. ''Foi um prazer vir a campo, conhecer a construção desse trabalho até a etapa de materialização. Certamente vamos compartilhar com os colegas essas ações”, afirma.
Dalila Machado, gerente de mercado da Fundação Dom Cabral, também participou da visita à Codins da Assembleia.
Saiba mais
O Alece 2030 foi elaborado com a participação de servidores do Poder Legislativo e da sociedade civil, visando a construção de uma proposta de valor e estrutura interna que venham a garantir a efetividade das entregas à sociedade.
O planejamento estratégico da Assembleia foi construído levando em consideração tendências e cenários nacionais e internacionais para 2050, conteúdo do Planejamento Estratégico do Estado – Ceará 2050, Plano Plurianual – PPA 2020-2023; modelo de governança da Alece e experiências de planejamentos estratégicos de outros órgãos públicos.
Texto: Julyana Brasileiro
Edição: Salomão de Castro
Veja também