Presidente da Alece destaca gratuidade do transporte intermunicipal nas eleições e faz balanço da gestão

Por ALECE
01/11/2022 17:31 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou, em participação no programa Narcélio Limaverde, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), a aprovação pela Casa de projeto de lei do Poder Executivo que estabelece a gratuidade no transporte público intermunicipal, visando ao segundo turno das eleições. Ainda na entrevista, ele fez um balanço das ações da atual gestão e tratou das votações a serem realizadas neste ano.

De acordo com a proposição 129/22, fica prevista a gratuidade no transporte metroviário e rodoviário intermunicipal e metropolitano de passageiros, regular e complementar, no Estado, tendo como objetivo assegurar ao eleitor cearense condições para o pleno exercício do direito ao voto no segundo turno das eleições 2022.

Para Evandro Leitão, que participou do programa Narcélio Limaverde na quarta-feira (26/10), trata-se de uma ação extremamente inteligente do Poder Executivo estadual. “O Estado enviou essa proposta para a Assembleia, possibilitando a gratuidade desse deslocamento entre as 17 horas da sexta-feira (28/10) e as 8 horas da segunda-feira (31/10), o que é muito importante no sentido de dar condições para as pessoas se deslocarem e se dirigirem aos municípios em que votam, dentro de um prazo benéfico para todos”, avaliou. O segundo turno acontece neste domingo (30/10) na eleição para a escolha do presidente da República.

Ainda segundo o presidente da Assembleia, a intenção é fazer com que a abstenção durante o segundo turno seja a menor possível. “Com a abstenção sendo a menor possível, vamos ter efetivamente eleito aquele que irá representar a grande maioria da população brasileira”, salientou.

Prestação de contas

O chefe do Legislativo estadual também fez um balanço da sua gestão à frente da Alece, ressaltando o seu compromisso de ampliar os serviços da Casa. “Aperfeiçoamos e ampliamos os serviços da Procuradoria Especial da Mulher e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). Hoje, por exemplo, nós somos referência nacional no que diz respeito aos serviços disponibilizados na questão do transtorno do espectro autista (TEA), com a criação do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que atende tanto crianças com TEA quanto com síndrome de Down”, enfatizou o presidente.

A criação do Núcleo de Saúde Mental e o aperfeiçoamento da Sala do Empreendedor também foram lembrados como grandes conquistas da sua gestão. “Também criamos algo espetacular que é o Comitê de Responsabilidade Social, com uma estrutura que nos permite dizer hoje que a Assembleia é modelo para todo o Brasil, inclusive recebendo comitivas de parlamentos de outros estados, que querem conhecer um pouco mais sobre a nossa atuação”, enalteceu.

Evandro Leitão agradeceu todos os que têm ajudado na sua gestão à frente do Poder Legislativo. “Fico muito orgulhoso de ter uma equipe tão competente ao lado, como os colaboradores e os membros da Mesa Diretora, todos extremamente comprometidos”, apontou.

Votações

Sobre as discussões que serão priorizadas nos últimos dois meses do ano, o presidente da Alece mencionou as votações referentes à Lei Orçamentária Anual (LOA) e à atualização do Regimento Interno da Casa. “Nós temos pautas importantes nesse final de ano, como a LOA, que chegou à Casa e terá a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, capitaneada e presidida pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT), percorrendo algumas regiões do Estado, como já tem sido rotineiro anualmente, escutando as demandas da população cearense”, informou Evandro Leitão.

Em relação ao debate sobre o Regimento Interno, ele adiantou que o presidente da Comissão Especial de Reforma e Atualização do Regimento Interno, deputado Audic Mota (MDB), já finalizou o seu relatório e o enviou para a Mesa Diretora, devendo ser pautado nas próximas semanas.

“Essa atualização do Regimento é muito importante, porque altera de alguma forma os nossos direcionamentos, desde a inscrição de um parlamentar para utilizar a tribuna, assim como prazos de emendas, composições de Mesa Diretora e de comissões, dentre uma série de outros pontos que foram contemplados”, complementou o presidente da Alece.

Da Agência de Notícias, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também