Programa Alcance atende 12,5 mil jovens em 2023 e projeta avanços para este ano

25/01/2024 11:58

Foto notícia - Foto: Marcos Moura

O programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), atendeu, no último ano, mais de 12,5 mil jovens nos seus quatro eixos de atuação (Enem, Socioemocional, Idiomas e Profissionalizante), além de ter ampliado a presença nos municípios do interior Estado. Para este ano, novas metas já estão sendo traçadas.

Atualmente são 22 núcleos municipais do programa, espaços organizados para a transmissão dos aulões aos sábados, que começaram a receber professores. Esse avanço gera oportunidades de aprendizagem e esperança de transformação pessoal e social a muitos cantos do Ceará.

De acordo com a coordenadora-geral do programa, deputada Jô Farias (PT), houve um aumento significativo no número de jovens e adultos capacitados para o mercado de trabalho, cenário que deve melhorar neste ano. “Já posso adiantar que, em 2024, vamos expandir ainda mais o programa Alcance. Nosso objetivo é disponibilizar mais educação e capacitação de qualidade para os cearenses", afirma.

Jô Farias assinala ainda que assumir o programa Alcance foi um desafio gratificante e que, ao longo do ano, foi possível “expandir as ações socioeducacionais, levando oportunidades de acesso ao ensino superior, cursos de idiomas e prevenção em saúde mental para mais municípios”.

O coordenador do Alcance Profissionalizante, Ítalo Beethoven Correia, ressalta que, ao longo de 2023, 2.980 alunos foram matriculados nos cursos profissionalizantes da plataforma de ensino a distância (EaD) do Alcance.  Para este ano, segundo ele, a meta é ampliar as turmas presenciais com matrículas de 500 alunos. Também conforme o coordenador, devem ser criados novos cursos e haverá a requalificação dos cursos profissionalizantes disponíveis na plataforma Alcance. "Ainda serão atendidos mais dez municípios com o Alcance Profissionalizante, no mínimo", prevê.

Já o coordenador pedagógico do programa, professor Evaldo Lima, considera que há expectativa de aprovação de centenas de estudantes, especialmente oriundos da rede pública, nas universidades cearenses. Ele avalia que o Alcance é um programa socioeducacional que tem forte impacto na educação do Ceará. "Ao longo do ano passado, a gente teve mais de 124 aulas presenciais em Fortaleza, e o Alcance expandiu sua ação para 22 cidades no interior do Estado, com 200 aulas presenciais nos municípios cearenses", informa.

Evaldo Lima destaca ainda a parceria com diversas instituições, entre estas a TV Assembleia e a rádio FM Assembleia, bem como os demais veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Legislativo. "O Alcance cresce, oportunizando a ocupação nos espaços universitários e no mundo do trabalho. Nossa esperança é ainda mais educação e inclusão social por meio dos cursos desenvolvidos pelo projeto", acentua.

ATIVIDADES

Ao longo de 2023, o programa Alcance realizou importantes parcerias para a execução de seus objetivos. O lançamento do livro "Jovens Escritores - Ideias que se tocam", dos alunos do Liceu do Ceará, foi articulado com o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). A estreia do interprograma e podcast Minuto Alcance, com conteúdos educativos e dicas para o Enem, foi resultado da parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece.

A I Feira Cearense de Aprendizagem Profissional e a realização das primeiras turmas presenciais dos cursos profissionalizantes contaram com a Rede Peteca, Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) e Ministério Público. Aos sábados, os lanches foram doados pela empresa M. Dias Branco. O acolhimento aos estudantes foi realizado por profissionais da Psicologia da Faculdade Estácio de Sá, enquanto os plantões de Psicologia, pela equipe do Núcleo de Saúde Mental do Poder Legislativo.

O programa ampliou as ações no ano de 2023 e chegou ao marco de mais de 40 mil pessoas beneficiadas com suas atividades ao longo dos quase 12 anos de existência. O Alcance mantém seu caráter social e educativo com o propósito de incluir jovens e adultos socialmente excluídos, por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos, de forma on-line e presencial.

Agência de Notícias da Alece/Comunicação Interna