Projeto Consultorias Municipais capacita primeira turma de 2024

31/01/2024 09:53

Alunos acompanharam as aulas no formato on-line Alunos acompanharam as aulas no formato on-line - Foto: Divulgação CTLegis

O projeto Consultorias Municipaisiniciativa da Diretoria Legislativa e executado pela Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis), encerrou, nesta terça-feira (30/01), a primeira turma de 2024 do curso de Formação em Assessoramento Legislativo.

O curso é voltado para parlamentares, assessores e servidores das câmaras municipais do Ceará e realizado no formato on-line, por meio da plataforma zoom. Esta edição contou com a participação de 110 alunos.

O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado destacou que o projeto se destina para além da capacitação dos parlamentares e assessores, buscando um princípio pautado pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), de manter o parlamento cearense aberto, dialogando com a sociedade. “Queremos, com ações como esta, levar para os parlamentos das cidades cearenses a mesma qualificação que faz com que a Alece seja hoje espelho de qualidade e eficiência, além de referência nacional dentre as Assembleias do País”, enfatizou.

Erliene Vale, coordenadora pedagógica do Projeto Consultorias Municipais e Orientadora da CTLegis, falou do sucesso da iniciativa e parabenizou os concludentes do curso e disse ter chegado ao final do Curso de Formação em Assessoramento Legislativo com a sensação de dever cumprido. “Agradecemos pelo esforço de cada um de vocês que superaram alguns desafios e chegaram até aqui. Esperamos que a sementinha plantada nas aulas cresça e produza bons frutos para o mais democrático dos Poderes, o Legislativo, especialmente, no âmbito das Câmaras Municipais do nosso Estado'', salientou.

Primeira turma do ano

As aulas foram realizadas no período de 9 a 30 de janeiro. Erliene Vale ressaltou a dedicação da turma, que foi realizada durante o período do recesso parlamentar.

Segundo a coordenadora, a aula de encerramento contou com 90% dos alunos presentes. “Isso reflete o interesse dos cursistas tendo em vista a qualidade do conteúdo abordado no curso e a metodologia de ensino adaptada à linguagem simples para garantir a compreensão de temas técnicos abordados pelos professores”, destacou.

Erliene explicou que o conteúdo programático integra o dia a dia dos trabalhos das Casas Legislativas. “Com este curso a Alece deixa sua contribuição para facilitar a dinâmica das atividades das Câmaras Municipais cearenses que participam do Projeto Consultorias Municipais'', avaliou.

Consultorias Municipais

O projeto Consultorias Municipais visa aperfeiçoar a produção legislativa municipal, por meio da qualificação dos agentes públicos municipais.Até o momento,  o curso alcançou um total de 1.041 cursistas de 149 municípios.

A formação é dividida em três módulos, que abrangem Noções de Direito Constitucional, Competências legislativas municipais e Legística; Técnica de Redação Legislativa e Redação Oficial.

Texto: Julyana Brasileiro

Edição: Paulo Veras