Projeto Donas de Si chega ao município de Varjota

Por ALECE
17/11/2023 14:45

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Paulo Rocha

O incentivo à prática do empoderamento e do empreendedorismo feminino marcou mais uma capacitação do projeto Donas de Si, desta vez realizada no município de Varjota. Promovidos pelo Instituto Future, com patrocínio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e Sala do Empreendedor, os encontros aconteceram na quinta-feira (16/11) e nesta sexta-feira (17/11).

A procuradora Especial da Mulher da Alece, deputada Lia Gomes (PDT), presente aos encontros, ressaltou a importância do projeto para dar autonomia financeira às mulheres. Para ela, um dos fatores que mais fazem com que as mulheres vivam relacionamentos violentos é a dependência econômica. 

“A Procuradoria tem viajado o Estado todo buscando levar o projeto Donas de Si, que estimula as mulheres a serem empreendedoras, conseguirem sua independência financeira”, assinalou. 

O seminário contou também com a palestra de Luciano Lopes, consultor do Instituto Future e facilitador da metodologia Empretec (criada pela ONU e que ajuda a desenvolver qualidades típicas do comportamento de um empreendedor). 

O momento, voltado para discutir empoderamento pessoal e empreendedorismo, foi dividido em cinco módulos: Empoderamento feminino; Recomeço - Aderindo ao empreendedorismo; Saber trabalhar com pessoas e coisas; Poder pessoal; Formalização da empreendedora e crédito orientado. 

A empreendedora Flaviana Lira foi o destaque do Momento Inspiração, espaço destinado às mulheres empreendedoras para compartilharem suas experiências. Na oportunidade, Flaviana compartilhou sua história de sucesso com os presentes, que puderam participar trocando ideias e experiências.

Participaram do evento o prefeito de Varjota, Elmo Monte; o presidente da Câmara Municipal, Roberto Garrone; a procuradora da Procuradoria da Mulher de Varjota, vereadora Djandira Veras; a procuradora adjunta, vereadora Jucilene Paiva Dias; a advogada Laura Dantas e Antônia de Maria, presidente da Avampt (Associação Varjotense de Assistência à Mulher e à Pessoa Transgênero). 

Também estiveram presentes a coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, Érica Praciano; a agente sociocultural Alice Brasil, a psicóloga Lisa Tavares e os agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor da Alece, Wilkson Santos e Daniely Garcia.

O projeto Donas de Si tem como proposta promover ações articuladas de empreendedorismo feminino, com foco na ascensão profissional da mulher, emancipação econômica, geração de renda e independência financeira. Além de Varjota, o projeto também levou suas capacitações ao município de Itapajé no início da semana.

 

Texto: Pedro Emmanuel Goes/com Assessoria

Edição: Adriana Thomasi

Veja também