Unipace apresenta trabalhos em simpósio no Cariri

13/12/2023 14:28 | Atualizado há 5 meses

Norma David, da Célula de Qualificação dos Servidores, apresentando trabalho durante o evento Norma David, da Célula de Qualificação dos Servidores, apresentando trabalho durante o evento - Divulgação/Unipace

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) participou da quarta edição do Simpósio de Gestão de Cidades, evento técnico-científico organizado pela Universidade Federal do Cariri, entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023.

Durante o simpósio, realizado de forma híbrida no formato remoto e presencial, no campus da Universidade Federal do Cariri em Juazeiro do Norte, a Coordenadora da Qualificação dos Servidores, Norma David, representando a Diretora Acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, participou do painel ''Formação de gestores públicos para o fortalecimento das capacidades governativas no Ceará: oportunidades e desafios''.

Além de prestigiar a programação composta por grupos de trabalho, conferências, painéis temáticos, a comitiva da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) apresentou trabalhos com temáticas diversificadas.

Trabalhos

A Coordenadora da Qualificação dos Servidores, Norma David compartilhou com os presentes o Papel da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na Indução de Políticas Públicas Para Cidades Inteligentes no Estado.

Maruza Leal, Coordenadora de Pós-Graduação da Unipace, abordou a Municipalização da Segurança Pública: desafios em um contexto histórico de violência e fragilidade do poder público municipal.

João Luís Filgueiras e Maruza Leal durante o evento em Juazeiro do Norte - Foto: Divulgação Unipace

O Turismo Religioso e Financiamento Público foi o tema apresentado pelo Coordenador de Pós-Graduação, João Luis Filgueiras, que tratou sobre o caso da Festa de Sant’Ana em Caicó-RN.

Também participaram da comitiva da Unipace, a Coordenadora de Extensão, Suêrda Marinho e Ana Luiza Ribeiro, da Comunicação da Unipace.

O IV Simpósio de Gestão de Cidades possui abrangência nacional e é organizado pelo Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/CCSA/UFCA), em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs), o Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) e o Laboratório de Estudos em Violência e Segurança Pública (Levis).

Equipe da Unipace e demais palestrantes durante realização do Simpósio - Foto: Divulgação Unipace

A quarta edição do Simpósio de Gestão de Cidades contou com mais de 600 inscritos; 160 trabalhos submetidos, mais de 90 aprovados, cerca de 50 apresentados; sete atividades, dentre elas vivência de campo, fórum de pesquisadores, conferências e painéis; e 17 conferencistas.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece