Unipace firma acordo com câmaras municipais no Cariri e Centro-Sul

07/12/2023 14:22

Foto notícia - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realizou na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, na manhã desta sexta-feira (01/12), o II Encontro Regional de Escolas Legislativas. Durante o evento, foram assinados 27 Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) visando expandir suas ações e levando cursos aos municípios que criaram suas escolas legislativas para fortalecer a concepção de Parlamento aberto, defendido pelo presidente da Alece.

A presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), agradeceu a oportunidade que o presidente de Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), lhe confiou de interiorizar o ensino legislativo em todo o Estado. “Quando meu pai (Domingos Filho) criou a Unipace, a ideia dele era levar todo o conhecimento e qualificação para a população, e eu estou hoje aqui para honrar o legado dele”, disse a parlamentar, afirmando que já foram assinados 40 acordos de cooperação técnica. A parlamentar enfatizou que só irá “sossegar quando as escolas legislativas estiverem presentes nos 184 municípios do Ceará.”

De acordo com a diretoria acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, “essas parcerias estão fomentando a construção de um Hub da educação legislativa em nosso Estado, incentivando e auxiliando os municípios a criarem suas escolas e, após a sua criação, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica auxilia no fortalecimento da educação legislativa no Ceará.”

Presente ao evento, o deputado federal Yury do Paredão enalteceu o trabalho e a força de Gabriella Aguiar à frente da Unipace. “Sou um entusiasta para que as mulheres ganhem poder para ocupar todos os espaços, principalmente na esfera política. Por isso parabenizo o empenho que a deputada Gabriella faz em levar qualificação aos trabalhos legislativos”, declarou Yury, revelando o desejo para que os jovens, através desses cursos, possam tomar gosto pela política. “A política passa por renovação, e só o conhecimento pode despertar novas lideranças”, sugeriu.

A assessora da Presidência da Unipace, Marluce Torquato, pontuou que a criação das escolas legislativas no interior cumpre a missão da Unipace, que é levar educação legislativa para todos os cidadãos. “Estamos aqui para firmar o compromisso e dar apoio e auxílio às câmaras municipais no implemento dessas escolas. Pode ter certeza que a Unipace será um braço forte e mão amiga nessa jornada”, concluiu.

Participaram ainda do II Encontro das Escolas Legislativas o presidente em exercício da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Raimundo Júnior; o presidente da OAB Subsecção de Juazeiro do Norte, Francivaldo de Lemos (Vavá Lemos); o presidente da Comissão de Direito Público e Advocacia da OAB Subsecção de Juazeiro do Norte, Manoel Gregório do Amaral;  o vice-presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), vereador Adauto Araújo, além dos deputados Bruno Pedrosa (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Marcos Sobreira (PDT) e Davi de Raimundão (MDB).

SAIBA +

O I Encontro de Escolas Legislativas foi realizado em 15 de setembro, na cidade de Tauá, no qual foram assinados oito ACTs com municípios da região dos Inhamuns. Além deles, também já há parcerias estabelecidas com as cidades de Morada Nova e Fortim.

Atualmente, a Unipace realiza o programa Formação em Escola de Gestão e Produção Legislativa Municipal, que, além de estimular a criação das escolas legislativas municipais, oferece um conjunto de cursos aos municípios cearenses que já atenderam mais de 700 servidores municipais em 84 municípios.

Agência de Notícias