Alece lança projeto para capacitar mediadores

Por Paulo Veras
12/03/2024 13:51

Coordenadora do Cemgec, Raisa Lou, durante a atividade Coordenadora do Cemgec, Raisa Lou, durante a atividade - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), e em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), lançou, nesta terça-feira (12/03), no Anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), o projeto “Eu Vejo Você - Movimento da Cultura de Paz pelo Legislativo Cearense".

Inicialmente, o projeto é destinado aos mediadores dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Ceará. Posteriormente, será oferecido também para os residentes das comunidades onde estão inseridos os núcleos, além interessados em participar das atividades oferecidas.

A primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, destacou que o Cemgec foi um dos primeiros projetos implantados pela gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), com o objetivo de trazer para a casa legislativa a questão da cultura de paz. “É por meio da cultura de paz que estamos conseguindo abrir o parlamento para toda a sociedade”, enfatizou. Por isso, segundo pontuou, é essencial treinar e apoiar os mediadores comunitários. “Eles são de suma importância, pois são os que estão na ponta e conseguem resolver os conflitos através do diálogo, evitando a violência”, ponderou.

Cristiane destacou a parceria com o MPCE. “Toda a mediação em nosso Estado passa pelo Ministério Público, que realiza a formação dos mediadores. E quando nós solicitamos apoio do MPCE para aplicar essa capacitação, fomos prontamente atendidos”, revelou.

Sobre a capacitação

Patrícia Palhano, assessora técnica do Programa Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará (Pronumec), abordou sobre a importância do projeto. “Atualmente, existem 130 mediadores comunitários, que são voluntários e ajudam na resolução dos conflitos de forma dialogada. Essa capacitação oferecida pela Alece cuida do mediador, o que irá refletir no atendimento nas comunidades”, assegurou.

Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece, destacou a iniciativa - Foto: José Leomar

Para a primeira-dama da Assembleia Legislativa, são parcerias assim que reforçam a gestão sistêmica realizada na Casa. “Estamos conectados com todas as instituições públicas do Estado. Quando há essa conexão, surge um trabalho conjunto que consegue atender as necessidades da sociedade”, assegurou.

Saiba mais

O objetivo do projeto “Eu Vejo Você - Movimento da Cultura de Paz pelo Legislativo Cearense" é fomentar as práticas colaborativas e restaurativas de conflitos, assim como expandir a participação da sociedade na construção de um novo contexto social e adequado para prevenção e resolução de controvérsias, por meio da prestação de serviços e da execução de palestras, oficinas, vivências e assessoria jurídica.

Segundo afirmou Raisa Lou, coordenadora do Cemgec, com esta ação envolvendo os mediadores, a Alece colabora diretamente para a construção de um novo contexto social. “Capacitar e cuidar das pessoas que resolvem os problemas no dia a dia ajuda a fortalecer as práticas colaborativas e restaurativas nos conflitos”, explicou.

Projeto beneficiará mediadores comunitários de Fortaleza e Caucaia - Foto: José Leomar

Juliana Holanda, advogada do Cemgec e executora do projeto, explicou como funcionará a capacitação. “No começo, vamos desenvolver o trabalho em sete centros de mediação comunitária. A capacitação tem uma duração de três dias. Em um segundo momento, o projeto será levado até as cidades do interior onde o MPCE possui centros de mediação”, revelou.

A mediadora do núcleo da Parangaba, Zinete Colares, disse ter feito o curso de mediação há mais de dez anos e disse considerar essencial estar sempre se capacitando, pois, no seu entender, estando bem e atualizados, os mediadores serão ainda mais eficientes. “Nós ajudamos a desafogar o Poder Judiciário, evitando muitos processos, pois conseguimos resolver mais de 80% das questões com o diálogo” atestou.

Estiveram presentes ao lançamento representante dos núcleos de mediação dos bairros Bom Jardim, Pirambu, Parangaba, Centro - José Bonifácio, Antônio Bezerra e José Walter, todos de Fortaleza, bem como do Fatene e Jurema, ambos de Caucaia.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho