Segunda turma do Agente Ecoa mobiliza Alece

Por Paulo Veras
19/04/2024 14:40

Compartilhe esta notícia:

Jéssica Tavares, engenheira ambiental, durante a atividade Jéssica Tavares, engenheira ambiental, durante a atividade - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), lançou, nesta sexta-feira (19/04), a segunda edição do Projeto Ecoa e a nova turma do programa Agente Ecoa. O evento foi realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

O engenheiro ambiental da Alece, Yuri Passos, informa que o Ecoa é um projeto exitoso de educação continuada e orientada ambientalmente. Ele lembra que foi por meio do projeto que a Assembleia Legislativa conseguiu indicação para participar, em 2023, da Conferência do Clima (Cop28) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Dubai (Emirados Árabes).

Segundo Yuri, o projeto busca construir uma cultura ambiental sustentável para os servidores da Casa. “O trabalho é direcionado para todo o público interno e tem como um dos objetivos fazer com que as pessoas compreendam que todo ser humano interfere no meio ambiente e repassem os motivos pelos quais as ações são desenvolvidas”, pontua.

Novidades de 2024

A engenheira ambiental da Alece, Jéssica Tavares, explica que as reformulações no Agente Ecoa tiveram como objetivo facilitar a adesão e aumentar o sucesso do programa. “No Agente Ecoa, estimulamos o servidor a exercitar ações e boas práticas sustentáveis no espaço laboral como, por exemplo, recolhimento de resíduos recicláveis, desligamento interruptores de energia, redução do uso de papel e copos plásticos”, assevera.

Servidores acompanharam a atividade no Complexo de Comissões Técnicas - Foto: José Leomar

Jéssica informa que a adesão aumentou substancialmente em 2024. A nova turma do curso terá início nesta quarta-feira (24/04), prosseguindo até o final de julho, com carga horária de 20 horas/aula. O curso será ministrado de forma online. “Este ano teremos um sistema de premiação para aqueles que se destacarem”, adianta a engenheira. As inscrições podem ser feitas pelo link https://tinyurl.com/3f323dsm e são exclusivas para servidores da Alece.

O servidor da Célula de Logística da Alece, Filipe Lima Macedo, já é agente Ecoa, mas decidiu fazer o curso novamente. “O curso é muito proveitoso e nos orienta a tratar o meio ambiente como ele deve ser tratado. Tenho certeza que irei adquirir mais conhecimento nesta nova edição”, acentua.

Para Filipe, questões como a da reciclagem são fundamentais. “Entender o descarte correto dos resíduos, do nosso lixo é muito importante. Não tinha noção da complexidade do tema antes do Ecoa”, revela.

Yuri Passos, engenheiro ambiental, fez um balanço do Projeto Ecoa - Foto: José Leomar

Saiba Mais

O Projeto Ecoa surgiu para propagar conhecimento ambiental e estimular uma cultura responsável para o uso sustentável dos recursos naturais no âmbito do Poder Legislativo. Trata-se de um projeto baseado em cursos, palestras, oficinas, blitz e campanhas educativas e no Agente Ecoa.

Em 2024, o Ecoa irá realizar cursos com as seguintes temáticas: Desafios e oportunidades da agenda 2030; Licitações públicas sustentáveis; Minimalismo e vida sustentável; Saúde e segurança do trabalho; Educação ambiental e engajamento comunitário; Gestão integrada de resíduos.

 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Veja também